Sanepar utiliza tecnologia de ponta para drenar lodo de esgoto

A Sanepar está utilizando tecnologia de ponta para drenar a parte líquida do lodo gerado pelo processo de tratamento do esgoto sanitário. Na estação de tratamento de esgoto Belém (Curitiba) e na Cambuí (Campo Largo) estão sendo utilizados sacos ou bags verticais, que eliminam a água do lodo. Nesses sacos, ocorre a compactação rápida, por meio da drenagem da água do lodo.

O lodo de esgoto ? que antes de ir para sacos é previamente calado, atingindo pH 12 – é desidratado e higienizado. Em poucos dias fica pronto para ser aplicado na agricultura. O excedente tem como destino o aterro sanitário. Já a água drenada retorna para o meio ambiente sem apresentar risco. Entre as vantagens do saco vertical estão o preço, que é mais barato; a dispensa do o uso de leitos de secagem para o lodo; ocupação de pequena área e a reutilização do saco, que pode ser enchido várias vezes.

A Sanepar também utiliza a tecnologia de bags em Guaratuba e na ETE Belém. Só que, nesses dois casos, os sacos são horizontais e ocupam área muito maior. Em Guaratuba, por exemplo, foram utilizados três sacos de 60 metros de comprimento, por 6,30 metros de diâmetro. Na ETE Belém, são cinco sacos até 58 metros de comprimento por 6 metros de ?boca?. Na ETE Belém são usados os dois tipos de sacos: verticais e horizontais.

Tecnologia

Os sacos são feitos em tecido especial. Faz-se a aplicação de polímero que separa o material sólido da parte líquida. Através dos pequenos ?poros? é feita a drenagem da parte da líquida. Os grãos do lodo biológico floculado são retidos como massa sólida, que não passa nos poros do tecido especial.

Quando o lodo é bombeado para dentro dos sacos, a maior parte é de líquido (em média, a proporção é de 2% do total do volume de sólidos e 98% de líquido). O processo de bombeamento e de drenagem é feito várias vezes, até se obter os índices desejados de drenagem e enchimento. Os sacos podem permanecer no local por cerca de 8 anos.

Os sacos horizontais são apoiados no chão, já os verticais podem ficar dependurados ou apoiados sobre o solo. A sustentação é feita por meio de suportes.

Os sacos verticais, uma vez secos, são transportados por caminhão guincho até a agricultura e lá o fundo do saco é aberto. O lodo é espalhado na terra e o saco vertical retorna à ETE para reiniciar o processo de enchimento.

Voltar ao topo