Região Central busca opções para crescimento

Perto de 400 pessoas são esperadas hoje no município de Pitanga, para o Fórum de Desenvolvimento Integrado do Paraná Centro. Entre os participantes estão prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de organizações não-governamentais, membros de conselhos municipais e professores de universidades de 17 municípios da região.

O fórum tem como tema central a discussão dos problemas do Centro do Paraná e propostas para solucioná-los. “O que se pretende é montar um modelo de desenvolvimento integrado para o Paraná Centro, avaliando as tendências e identificando as possibilidades para o futuro”, explica o médico veterinário Aparecido Passarelli, da Emater, que vem acompanhando a mobilização das lideranças da região.

Prefeitos e lideranças contam que o Centro do Paraná sofre com o êxodo, principalmente de jovens, que migram para cidades como Curitiba e Joinville (SC). Segundo dados do IBGE, de 1996 para 2000 a população caiu de 207.951 para 200. 650. A economia da região é basicamente agrícola. Mais de 60% da população vive no campo. As atividades principais são as culturas do milho, feijão, soja, bicho-da-seda, suinocultura, pecuária de leite e de corte e produção de mel e madeira.

Voltar ao topo