Projeto proíbe cerol em Curitiba

Em tramitação na Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Paulo Forte (PSC), que proíbe o uso de cerol (mistura de vidro moído com cola) nas linhas para empinar pipas, em Curitiba. Segundo ele, o cerol pode causar, desde pequenos cortes nos próprios usuários, até acidentes graves e fatais em pessoas que transitam pelas ruas, como ciclistas e motociclistas.

O projeto do vereador propõe a aplicação de uma multa de 100 Ufirs aos infratores, que será duplicada sucessivamente, em caso de reincidência. Ficará a cargo da Prefeitura, a regulamentação de quem vai fiscalizar. Apesar de não haver casos graves em Curitiba, em outros estados, pessoas perderam a vida, com esse tipo de acidente, disse Paulo Frote. A iniciativa do vereador não visa proibir a brincadeira, mas apenas disciplinar seu uso.

Segundo o setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros (CB), a orientação deve vir dos pais, educadores e responsáveis pelos menores, que fazem a brincadeira sem saber os sérios perigos. O CB informou que na maior parte dos casos, a linha da pipa ou papagaio com cerol enrola no pescoço das pessoas provocando suas mortes. Geralmente motociclistas e ciclistas, grandes vítimas, não vêem a linha. Pediu que as pessoas denunciem, não só que utiliza o cerol, mas também, quem o vende, pois existem vários estabelecimentos que comercializam esse produto ilícito.

Nos Hospitais Evangélico e Cajuru de Curitiba, o pronto-socorro não registrou nenhum caso recente de acidente com cerol.

Voltar ao topo