Professores estaduais criticam medida de Secretaria

Professores da rede pública de ensino e governo do Estado voltaram ontem a medir forças. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) reagiu contrário à medida imposta pela a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que convocou 4,8 mil professores que participam do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) a voltarem para a sala de aula.

A presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes, revela que o governo está desrespeitando a lei. “O PDE é uma conquista nossa. Além de desrespeitar um direito do professor, a medida não irá resolver a situação. Entramos com um mandado de segurança e estamos orientando os professores a irem para as escolas onde lecionam e aguardarem os desdobramentos”, conta.

Em nota, a Seed informa que “promover, incentivar e garantir ao alunado o acesso à educação de qualidade” é obrigação do Estado. “A falta de professores em sala de aula agride a sociedade e penaliza o aluno, destinatário maior dos investimentos públicos alocados à educação”.