Primavera impulsiona vendas de flores

A primavera chegou e com ela a alegria dos vendedores de flores e mudas. É que nesta época do ano, o movimento aumenta de 30% a 50% nas floriculturas por conta da empolgação do público com a chegada da estação.

Além disso, há também a aproximação das festas de fim de ano, e muitas pessoas querem deixar tudo arrumado para o Natal e Revéillon, inclusive o jardim da casa.

Na floricultura Kalena, por exemplo, a proprietária Adriana Bulka conta que o movimento já melhorou bastante há duas semanas, antes mesmo da primavera começar – o início oficial da estação foi ontem, às 12h44. Segundo ela, de setembro a dezembro, as vendas aumentam em até 50%.

“Nesta época as pessoas procuram as flores para fazer o jardim, e geralmente compram as caixas com mudas. Elas ficam atentas às flores de época e substituem”, disse.

A expectativa com a chegada das festas de fim de ano é um dos motivos principais, segundo os vendedores de flores, que leva as pessoas às floriculturas. O vendedor da floricultura Natureza Plantas e Jardins, Eliseu Rosa, conta que, devido ao período do ano, o movimento aumenta em 30%.

“Sem falar que é a partir de setembro que há mais variedade de plantas que se adaptam melhor ao clima”, comentou. O mesmo ocorre na Plantar Brasil. A proprietária do local, Jeanine Holtrup, conta que todos ficam ansiosos em arrumar a casa para o final do ano. E a expectativa começa já em setembro. “Não só a estação das flores, mas o calor também anima mais as pessoas”, diz ela.

Existem flores que se mantêm bem o ano todo, embora não floresçam em determinadas épocas. Porém, há também aquelas que “morrem” por inteiro em alguns períodos, durando apenas seis meses, por exemplo.

As flores que “gostam” mais da primavera e do verão são principalmente os beijos (tanto o beijo-americano quanto o beijo-japonês), as tagetes (cuja flor fica arredondada, com a cor amarela ou laranja), a begônia, a felícia, a petúnia, entre outras. Também se dão bem com a estação mais quente a petúnia e a gazânia.

O amor-perfeito e a prímula, por exemplo, só crescem no inverno, inclusive com geadas. Aquelas que ficam bem o ano todo são, por exemplo, as margaridas, os gerânios, as lobélias azuis, as primaveras, as malvas, entre outras.

Pechincha

Não custa tão caro deixar a casa florida, pois uma caixa com 15 mudas, por exemplo, varia de R$ 7 a R$ 10, dependendo do tipo de flor. Mas os vendedores aconselham as pessoas a pedirem orientação, pois há plantas que gostam de sombra, outras de sol, além dos cuidados básicos que se deve ter com elas, como adubar e regar. Jeanine, da Plantar Brasil, orienta seus clientes a utilizarem apenas o adubo orgânico, com substratos e farinhas de rocha.

“O adubo químico acaba com a terra e representa um risco para o meio ambiente. A pessoa gasta um pouco mais com o orgânico, mas vai compensar, porque não vai ter que usar tanto adubo no futuro, e o resultado vai ser melhor, pois o adubo químico se perde fácil com a irrigação”, comentou.