150 denúncias por dia

Prevenção é arma para reduzir casos de violência sexual infantil

O Disque 100, que recebe denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, recebe em média 150 ligações por dia em todo o Brasil. De acordo com a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, a melhor forma de diminuir os casos de agressão é trabalhar com a prevenção. “Quando há conversa, diálogo e troca de informações fica mais fácil e assim a gente previne que mais casos aconteçam”, conta.

O Comitê realiza, neste final de semana, em São José dos Pinhais, uma série de debates e discussões sobre o tema com o objetivo de prevenir e mobilizar as pessoas para a causa. O evento acontece no hotel Paraná Golf.

Em parcerias com redes estaduais direcionadas ao combate à violência e à proteção de crianças e adolescentes, o evento tem a colaboração direta de jovens coordenando debates e realizando oficinas para troca de experiências.
Érica Ribeiro, 18 anos, é representante do comitê jovem na região sul. Ela trabalha há três anos em projetos voltados à essa temática e acha que os adolescentes são mais acessíveis quando a conversa é orientada por alguém da mesma idade. “Nós conseguimos uma troca de informações maior porque há uma identificação e consequentemente a confiança aumenta”, explica.

Ao final dos debates, será realizada em conjunto uma carta política com o posicionamento dos participantes sobre os temas discutidos e um plano de ação para ser desenvolvido pelos jovens e adolescentes nos seus municípios no próximo ano.