Postagem de fotos do Enem em redes sociais é investigada

O Paraná foi um dos cinco estados com maior participação dos estudantes nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado anteontem e ontem em todo o País. Dos mais de 280 mil inscritos no Estado, 69.730 faltaram no primeiro dia e 75.201 no segundo, o que representa abstenção média de 25,8%. O índice nacional de ausência foi de 27,9%.

O Ministério da Educação (MEC) vai investigar novos casos de candidatos que publicaram fotos do Enem em redes sociais ontem, segundo dia do processo seletivo. No primeiro dia do exame, 37 pessoas foram retiradas de sala por terem postado imagens da prova na internet. Ontem, foram eliminados mais 28 candidatos pelo mesmo motivo. Os casos foram registrados em vários estados. Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais após a realização do exame.

Ontem, os candidatos responderam a questões sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI” e será corrigida por dois avaliadores independentes. Os gabaritos serão divulgados quarta-feira nos portais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC.

Parto na sala

Uma adolescente de 17 anos deu à luz um menino no banheiro de uma escola estadual de Sidrolândia (MS), onde faria a prova do Enem, com ajuda de uma auxiliar de enfermagem que também participava do exame. A garota poderá fazer a prova nos dias 4 e 5 de dezembro, quando presidiários inscritos na prova também farão o teste.

Voltar ao topo