Vai ou fica?

Por causa de obra, taxista que vacila leva multa na rodoferroviária

Hoje é comemorado o dia do taxista em Curitiba, mas acabou se tornando data para lamentar os grandes transtornos e prejuízos que a categoria encara com as obras da Rodoferroviária. Com apenas 25 das 70 vagas que têm na parte de trás do bloco estadual para estacionar enquanto aguardam clientes, os motoristas precisam ficar rodando pelas ruas próximas até encontrar um espaço para ficar na fila de espera.

“A Urbs disse que ia dar um jeito para nós, que encontraria locais para estacionarmos e nada até agora. Muitos aqui pagam por quilômetro rodado e todos pagam pelo combustível. Quem vai nos pagar este prejuízo tendo de ficar rodando por aí?”, questiona o taxista Cezar, que prefere não ter o sobrenome divulgado.

As reclamações não se restringem apenas ao espaço para estacionamento, mas também a multas e notificações, que estariam sendo aplicadas por conta de estarem sem local adequado para parar. A classe já estuda uma paralisação por algumas horas no período da manhã, ainda com data a ser definida, para protestar contra os problemas e o descaso. “Já não temos espaço aqui e quando paramos mesmo que rapidamente em outro local, Urbs e Setran vêm multar, notificar, mas achar solução ninguém consegue. Muitos deixaram de trabalhar aqui já e já pensamos em protestar”, reclama Tico, que também por medo de represálias prefere divulgar apenas o primeiro nome.

A Urbs não contesta a reclamação dos taxistas, mas admite que não tem como solucionar o problema hoje. As obras que irão até setembro do ano que vem, devem trazer novos transtornos ainda.

“A partir de 10 de dezembro, apenas táxis estacionarão aqui atrás, carro particular não vai entrar, mas é preciso ter paciência. Estamos em obra e é preciso ceder de todos os lados”, explicou o gestor da área de táxi e transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho.

Quantos às notificações, José Carlos contesta que as multas sejam excedentes por conta das condições ruins de trabalho no local. “As multas e notificações só acontecem porque eles estão infringindo o regulamento. Não tem multas a mais”, rebate.