Reforma agrária

Policiais são retirados à força de protesto do MST no Paraná

PMs são escoltados de protesto por manifestantes do MST. Foto: Reprodução

O km 390 da PR-170, na região de Guarapuava, no Paraná, foi bloqueado durante três horas na manhã desta quinta-feira (19) em um protesto realizado por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) que terminou em confusão com policiais. A rodovia está liberada.

O grupo já havia realizado uma interdição na PR-170 na tarde de quarta-feira (18), mas as pistas foram liberadas posteriormente, no mesmo dia.

+ Leia mais: Professor é suspeito de tentar sequestrar criança na região de Curitiba

Na manifestação desta quinta, uma equipe do 16º Batalhão de Polícia Militar foi até o local para tentar negociar com o grupo. Em nota, a Polícia Militar (PM) afirma que “pediu para que os manifestantes liberassem a via, que é a única estrada de acesso a cidade vizinha de União da Vitória, sendo repassado aos manifestantes que há uma Liminar de Interdito Proibitório emitida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarapuava proibindo o bloqueio da via”.

Entretanto, durante as negociações, os manifestantes agrediram os policiais e retiraram a equipe à força do local. Conforme informações da PM, os policiais envolvidos passam bem. “Nenhum deles foi feito refém e já se encontram na sede do 16º BPM”.

Neste momento a rodovia não está bloqueada, mas alguns integrantes do MST permanecem no local.

MST realiza manifestação por reforma agrária

O MST explica que o motivo da manifestação que bloqueou a PR-170 é cobrar uma resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (INCRA) para a reforma agrária na região.

+ Veja também: Quartel gigante do Corpo de Bombeiros é inaugurado na região de Curitiba

De acordo com o movimento, mais de 300 camponeses participam da ação. “A mobilização é pela regularização fundiária de 14 comunidades camponesas Sem Terra e de Posseiros, localizadas nos municípios de Inácio Martins, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Guarapuava. Juntas, as comunidades formam a Brigada Cacique Guairacá do MST-PR”.

As pautas do grupo foram apresentadas em uma assembleia com o INCRA há 90 dias. O protesto acontece porque o órgão na deu uma resposta na data combinada na reunião.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.