Petista tenta reverter demissões na Urbs

Vereadores da bancada petista de Curitiba solicitaram ontem à presidente da Urbs – empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana -, Yára Eisenbach, para que reconsiderasse a demissão dos doze funcionários ocorrida na semana passada. Segundo o vereador Adenival Gomes (PT), porém, “parece que a Urbs não está disposta a voltar atrás.”

Os doze funcionários foram aprovados no concurso público promovido pela Urbs, juntamente com outras dez pessoas. Segundo o vereador, a presidente da Urbs teria afirmado durante a reunião que todos os aprovados só não seriam dispensados porque poderia acarretar em problemas jurídicos. Os funcionários – incluindo sete agentes de trânsito – vinham cumprindo os três meses de experiência.

“Como uma empresa faz um concurso público e, sem nenhuma falha deles, dispensa? E as pessoas que abandonaram seus empregos para ingressar na Urbs?”, questionou o vereador. Segundo ele, a alegação feita pela presidente Yára Eisenbach foi de que não havia condições financeiras nem necessidade para ampliar o quadro de funcionários, que hoje é de cerca de 1.600 pessoas.

Urbs

A Urbs alega que não houve demissões, pois os dispensados estavam em período de experiência e o contrato não foi efetivado. A empresa diz ainda que está remanejando funcionários de setores em que há excesso de pessoal para outros em que faltam servidores. A Urbs argumenta também que os aprovados no concurso sabiam que a empresa contrata seus funcionários pela CLT e que não haveria garantia de contratação após o período de experiências.

Voltar ao topo