Parque Newton Freire-Maia reabre

O Parque Newton Freire-Maia, localizado onde era o antigo Parque Castelo Branco, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será reaberto hoje. O parque tem três espaços: um pavilhão exploratório; um local para apresentação de um espetáculo circense que ensina Física, Matemática, Biologia e Química com as atrações; uma maquete que representa o mapa do Estado para a apresentação de peças teatrais.

Estes espaços funcionarão como mais uma opção para complementar os conhecimentos oferecidos nas escolas do Estado. Além disso, o Parque também vai abrigar exposições interativas e outras atrações relacionadas ao ensino médio

O espaço, que já foi chamado de Parque da Ciência, esteve fechado durante seis meses e, recentemente, precisou passar por reformas e adequações na área de segurança para ser reaberto. Alguns pavilhões ainda estão passando por reformas e devem funcionar em dois meses.

O pavilhão destinado às exposições já está pronto. Segundo o professor Carlos Vianna, chefe do departamento do Ensino Médio e que também coordena o Parque, esse espaço servirá como um museu. “Será aberto à visitação de até quatro escolas por dia, em que os visitantes serão recepcionados por estudantes bolsitas das universidades de Curitiba”, explica. As escolas da rede particular de ensino também podem visitar o Parque.

No local que é chamado Circo da Ciência, que também já está funcionando, foi montado um espetáculo que associa artes circenses ao que é ensinado em sala de aula.

As escolas interessadas em agendar visitas ao primeiro pavilhão do Parque poderão agendar horário pelos telefones (41) 340-1714 ou 340-1719. Para os demais pavilhões os horários devem ser marcados diretamente com a Funpar o no próprio Parque. A entrada é franca.

Voltar ao topo