Paraná treina mais de 2 mil para combater a dengue

A Secretaria de Estado da Saude (Sesa) escolheu Foz do Iguaçu para fazer o lançamento do Dia D da Dengue, que será em 29 de novembro. O objetivo da campanha que o Ministério da Saúde fará em todo o país é combater o mosquito que transmite a doença. No Paraná, a Secretaria treinou mais de 2 mil técnicos e quatrocentos supervisores.

Os 399 municípios foram orientados a criar Comitês Municipais de Mobilização contra a Dengue, que têm a participação das secretarias municipais de saúde, educação e ambiente, além de entidades como Pastoral da Criança, Sesi e Sesc. Os agentes vão alertar a população principalmente sobre a prevenção da doença e como evitar que o mosquito se reproduza em áreas urbanas. Além do trabalho preventivo, os agentes fiscalizarão as casas procurando possíveis recipientes que contenham água paradas, local onde o mosquito se desenvolve.

A participação da população é fundamental, porque 70% dos focos do mosquito estão em residências. Para auxiliar no processo de eliminação da dengue, as equipes de técnicos e supervisores terão 1.100 bombas manuais de pressão e 90 nebulizadores motorizados. Estes equipamentos matam os mosquitos e larvas existentes.

Este ano foram detectados 9.107 casos da doença no Paraná. Os municípios que registraram mais ocorrências foram Londrina, com 5.849, Foz do Iguaçu, 709 e Cambé com 564. A expectativa do diretor chefe do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde, José Francisco Konolsaisen, é que o número de casos para 2004 seja inferior ao deste ano. “Começamos o processo de prevenção da dengue de 2004 já no inverno deste ano, o que não ocorreu no ano passado”, disse.

Uma das ações para a prevenção é o programa inédito desenvolvido pela 17.ª Regional de Saúde, de Londrina, de criação de “armadilhas” ? as chamadas ovitrampas ? para o mosquito da dengue. Até dezembro, serão implantadas 40 mil armadilhas ? 20 mil em Londrina e 20 mil nas outras dezenove cidades da Regional ? para atrair o mosquito e fazer com que a fêmea deposite os ovos ali. Todos esses ovos são incinerados. A Secretaria está investindo R$ 850 mil em prevenção na região. Desde julho, nenhum caso novo foi registrado.

A experiência de Londrina e também as ações dos Comitês Municipais de Mobilização contra a Dengue serão apresentadas no Dia D. Até o dia 5 de dezembro, deverão ser tabulados os resultados das ações de prevenção em todos os municípios. “Fazemos questão de agir nos 399 municípios, e com maior prioridade aos 62 que tiveram casos confirmados”, afirma Konolsaisen. No dia D, serão apresentados os resultados e os planos para 2004 do Programa Rodando Limpo parceria do Estado com a iniciativa privada – que recicla pneus velhos, evitando que a água se acumule e incentive a proliferação do Aedes aegypti.

Transmissão

O Aedes aegypiti é o mosquito que transmite a doença quando está infectado com o vírus. O risco de contaminação é maior durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas que acompanham a enfermidade são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos, além de dores nas juntas e manchas avermelhadas na pele. Ao constatar alguns dos sintomas, a pessoa com suspeita deve procurar um médico o mais rápido possível. O verão é a época de maior proliferação do mosquito.

Voltar ao topo