Paraná supera meta do Ministério da Saúde na vacinação antipólio

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná vacinou 97,8% das crianças com até 5 anos de idade contra a poliomielite (paralisia infantil) na primeira etapa da campanha de vacinação deste ano, superando a meta de 95% do Ministério da Saúde. Ao todo foram vacinadas 900.611 das 920 mil crianças com idade até 5 anos em todo o Estado. A segunda etapa da campanha acontece no dia 23 de agosto.

Nesta primeira etapa, encerrada no dia 20 de junho, 18 das 22 regionais de Saúde do Paraná, atingiram a meta. As regionais que registraram o maior número de crianças vacinadas foram a de Ivaiporã e a de Jacarezinho, ambas com 100%. A que atingiu o menor número de crianças vacinadas foi a 9ª de Foz do Iguaçu com 85,4%.

A vacina contra a poliomielite faz parte da rotina das regionais de saúde do Estado. “As crianças que não tomaram a vacina ainda podem encontrá-la em qualquer posto de saúde no Paraná”, disse a coordenadora de doenças imunipreveníveis da Secretaria, Miriam Woiski.

Doença

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Afeta o sistema nervoso central, podendo resultar em paralisia permanente e, muitas vezes, levar à morte. A maioria dos casos ocorre em crianças com menos de cinco anos de idade.

O vírus é eliminado pela secreção oral e fecal por um período de 4 a 6 semanas, podendo persistir até dezessete semanas no meio ambiente. Neste período dissemina-se rapidamente. Noventa em cada cem pessoas contaminadas pelo vírus não apresentam sintomas, mas podem espalhar a doença.

A fase paralítica se inicia num período de 7 a 21 dias após o início da infecção. Os primeiros sintomas são febre e dores musculares. Uma em cada duzentas pessoas infectadas apresenta paralisia irreversível. Três regiões no mundo já estão livres da transmissão autóctone do poliovírus a das Américas que recebeu a certificação em 1994, a do pacífico ocidental, certificada em 2000 e a Europa em 2002.

Voltar ao topo