Instabilidade

Paraná segue sob alerta de tempestades neste fim de semana

Imagem mostra o parque Tanguá, em Curitiba
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

O Paraná continua sob alerta de tempestade neste sábado (13/12). Nesta sexta-feira (12/12), a chuva atingiu diversas regiões do estado, em especial a região Oeste, onde os acumulados ultrapassaram a marca dos 100 milímetros (mm).

Em Palotina, o volume impressiona: até o final da tarde de sexta, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já registrava 139,4 milímetros de precipitação.

Não bastasse a chuva volumosa, o vento também mostrou força nesta sexta. Em Candói, as rajadas alcançaram 80,6 km/h. Em Curitiba, a ventania mais intensa ocorreu na estação da prefeitura no bairro Boa Vista, que apontou rajada de 68,4 km/h às 12 horas.

Para este sábado, o cenário não é dos mais animadores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o território paranaense, sinalizando perigo potencial de tempestade. As previsões indicam que a chuva pode acumular até 50 mm ao longo do dia, com ventos chegando aos 60 km/h e possibilidade de granizo.

O Inmet, contudo, considera baixo o risco de problemas como corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos ou alagamentos.

Chuva pode ser mais intensa no norte e centro do Paraná

Para a região norte e central do Paraná, há um segundo alerta do Inmet, de cor laranja, que aponta perigo para tempestade. O comunicado segue em vigor até às 10 horas de domingo (14/12).

Nesse caso, o acumulado pode chegar a 100 mm no dia e as rajadas a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Contato Defesa Civil

Para contatar a Defesa Civil no Paraná, ligue 199 (emergências) ou 153 (Curitiba), envie SMS para 40199 com seu CEP para alertas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna