Paraná firma cooperação com o MCT

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e o governador Roberto Requião assinaram, esta semana, um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo do Paraná, para aplicação, em três anos, de aproximadamente R$ 20 milhões nos programas desenvolvidos pela Fundação Araucária. A cooperação acontece por meio das agências de fomento Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Estes recursos serão utilizados a partir de 2004 em programas já consolidados e nos que estão em andamento. São atualmente seis programas: Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores (Recém-Doutores), Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, Programa de Inovação Tecnológica, Rede Nacional de Proteoma e Plano Sul de Pesquisa.

O apoio ao programa de Núcleos de Excelência permite a execução de projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. O Programa para Jovens Pesquisadores é dirigido à instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e pesquisa e dá suporte à fixação de jovens com títulos de doutor obtido há, no máximo, cinco anos e o estímulo de novos núcleos de pesquisas.

O programa de Bolsas de Iniciação Científica possibilita a participação dos alunos do ensino médio em estágios de pesquisa nas universidades e institutos, como forma de despertar o interesse e a vocação para a ciência. O Inovação Tecnológica tem o objetivo de financiar projetos inéditos no setor produtivo. A Rede Nacional de Proteoma prevê a capacitação de recursos humanos, por meio de cursos de curta duração visando expandir a competência nessa área. O Programa Sul de Pesquisa integrará as instituições de pesquisa dos estados do Sul. Desta série, os três primeiros já estão consolidados e o restante em andamento.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Jorge Bounassar, é fundamental esta parceria entre o governo federal e o Estado para aprimorar o desenvolvimento científico e tecnológico regional, pois, a nova política federal adotada é muito importante para o País. Um dos programas do ministério para esta gestão está baseado na desconcentração do desenvolvimento científico e tecnológico no espaço geopolítico brasileiro.

A Fundação Araucária é responsável pela aplicação de 30% dos recursos do Fundo Paraná (que destina até 2% da receita tributária do Estado ao desenvolvimento científico e tecnológico). Além dessa verba, a fundação adotou, neste ano, a política de buscar outras fontes de recursos.

Voltar ao topo