Virada do ano

Paciência e prudência ao pegar a estrada

Atenção redobrada, não exceder os limites de velocidade e não dirigir sob efeito de álcool. Por mais que todo o motorista zeloso esteja cansado de conhecer essa regra, esse alerta ainda é importante.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o aviso ainda precisa ser dado, pois há muitos condutores que insistem em desrespeitar esse princípio básico e colocar a vida de outras pessoas em risco.

De acordo com o inspetor Fabiano Moreno, da PRF, a instituição promete rigor no combate contra o mau motorista. “Do início do ano até agora, foram dois mil condutores autuados e 1,3 mil presos por dirigirem embriagados.

Todos os postos da PRF estão equipados com bafômetros e a qualquer momento podemos iniciar uma operação”, alerta. Além dos bafômetros, os postos contam com outros equipamentos.

“Estamos também com radares móveis fotográficos e com viaturas espalhadas nos pontos críticos, principalmente em rodovias com pista simples. Estamos preparados para trabalhar nesse feriado”, afirma.

Movimento

Além de redobrar os cuidados, os motoristas vão precisar de uma boa dose de paciência. Os litorais catarinense e paranaense, os principais destinos para comemorar a virada de ano, estão com o movimento bem acima do normal.

Na BR-376, em direção a Santa Catarina, a PRF informa que o tráfego pode chegar a mais de quatro mil veículos por hora para o dia de hoje. Nesse período, a previsão é de que 120 mil automóveis desçam até as praias do estado vizinho.

Na BR-277, com destino às praias paranaenses, a concessionária Ecovia, responsável pelo trecho, informou que o pico de movimento deve ser de 2,5 mil automóveis/hora das 12h até as 18h de hoje, o que daria um fluxo três vezes acima do normal. A Ecovia prevê ainda que 95 mil veículos desçam ao litoral neste feriado de Ano Novo.