Ouvidoria do Estado registra 2,9 mil atendimentos

A Ouvidoria do Estado, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), verificou um aumento na quantidade de atendimentos feitos à população no primeiro trimestre de 2009, se comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram registradas 2.978 solicitações, críticas e sugestões destinadas à administração paranaense. Já em 2008, foram 2.615 contatos.

“Esse crescimento é positivo, pois mostra que as pessoas estão exercitando mais a sua cidadania e participando do governo”, considera o secretário Luiz Carlos Delazari. “A Ouvidoria é o canal certo para procurar auxílio sobre assuntos referentes ao Poder Executivo estadual. E a partir das demandas dos cidadãos, podemos promover melhorias nas ações e políticas públicas que são colocadas em prática”, acrescenta.

De acordo com o setor responsável pelo relacionamento direto com a população, uma parte dos atendimentos foi concluída no momento do contato dos cidadãos com a Ouvidoria, quando foram repassadas as informações solicitadas. O restante foi submetido a uma triagem e, devido à sua complexidade, foi encaminhado aos órgãos competentes, onde foi analisado. Num prazo de 15 dias, foi enviada uma primeira resposta para cada pessoa.

Nos três primeiros meses de 2009, a Ouvidoria somou 2.037 procedimentos instaurados, como são denominados esses encaminhamentos. Eles tratavam de temas sobre diversas áreas de atuação do governo, como segurança, saúde, meio ambiente e educação. No mesmo período do ano anterior, a Gerência de Atendimento instaurou um total de 1.833 procedimentos.

Somente em março deste ano, a Secretaria Especial contabilizou 1.156 atendimentos, entre solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias. A maior parte foi feita por meio de um número gratuito de telefone (595).

Também foram verificados pedidos registrados pela internet – na página da instituição -, por carta e pessoalmente. No último mês, o órgão recepcionou, analisou e remeteu 813 casos para averiguação nas secretarias, autarquias, estatais e demais repartições aos quais os assuntos eram ligados.

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