Obras de revitalização da Rua 24 Horas começam até maio

As obras de revitalização da Rua 24 Horas – que podem devolver o sentido para o nome do local, com funcionamento ininterrupto – devem começar até maio. Embora não haja ainda uma data definida para o início, a prefeitura de Curitiba e a empresa vencedora da licitação estão fazendo os últimos ajustes para que o contrato seja finalmente assinado e para que a ordem de serviço seja expedida.

Inicialmente, o prazo estimado é de 300 dias para conclusão das obras, que abrange a troca da cobertura e do piso. O local já está fechado há mais de dois anos e meio.

Depois da obra pronta, a responsável por gerenciar o espaço será a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs). O projeto de utilização da 24 Horas prevê um ponto de chegada e partida da Linha Turismo, um café, uma livraria, uma agência dos Correios, uma central de turismo, um espaço para manifestações culturais e a venda de artesanato e produtos regionais.

Foi preciso fazer três licitações para que aparecesse uma empresa disposta a realizar o projeto. Nos dois primeiros processos, não apareceram interessados. Dessa vez, quem vai bancar a obra é a própria prefeitura.

Um dos principais cartões-postais de Curitiba, a Rua 24 Horas foi inaugurada em 1991, ligando as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta. Foi a primeira rua comercial coberta do Brasil.

Na época, havia 42 lojas que funcionavam dia e noite, mesmo nos feriados. Com o passar do tempo, alguns comerciantes desistiram de abrir 24 horas e, nos últimos tempos de funcionamento, o horário máximo de atendimento era às 23h. A intenção é que, quando reaberta, a Rua 24 Horas volte a ter atendimento contínuo.