O Bonde Urbano Digital (BUD), novo sistema de transporte público, inicia a operação nesta terça-feira (9/12) entre Piraquara e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A viagem inaugural partirá às 9h do Terminal São Roque, em Piraquara, com destino ao Parque das Águas, em Pinhais.
O BUD é um modelo similar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas utiliza indução magnética para se guiar no asfalto, reduzindo custos de implantação. Fabricado pela empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, o veículo combina características do VLT e do BRT (Bus Rapid Transit).
Com capacidade para 280 passageiros, o BUD tem 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional. A velocidade máxima é de 70 km/h, superior aos 60 km/h dos ônibus convencionais. A tarifa será de R$ 5,50, equivalente à dos ônibus.
Trajeto do Bonde Urbano Digital (BUD)
A operação será coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Na primeira semana, o BUD circulará entre o Terminal São Roque e o Parque das Águas. A partir da semana seguinte, o trajeto se estenderá até o Terminal de Pinhais, que ainda passa por adequações.
O novo sistema de transporte é inédito na América Latina. A implementação visa oferecer uma opção mais rápida para passageiros que se deslocam entre as cidades da região metropolitana.
