Nova ala do Hospital Universitário Cajuru possibilitará mais transplantes

Pacientes que esperam por um rim, no Hospital Universitário Cajuru (HUC), poderão aumentar suas esperanças. Foi inaugurada ontem, no HUC, a Unidade de Transplante Renal.

São cinco leitos que proporcionarão o aumento no número de transplantes realizados pelo hospital. Mensalmente, o HUC realiza, em média, três procedimentos. Com a nova ala, a capacidade será de cinco por mês.

Segundo o hospital, desde 1997, foram 66 pessoas transplantadas. Atualmente, o HUC tem 289 pacientes inscritos na lista de espera por um órgão e 88 pacientes em acompanhamento ambulatorial.

A expectativa é que a fila e o tempo de espera diminuam com a implantação da unidade. “Nossa intenção com a nova ala é dobrar o número de transplantes feitos no HUC”, diz a cirurgiã Luciana Soares Percegona.

Com a instalação da Unidade de Transplante Renal, o HUC poderá receber tanto os pacientes que farão o transplante, quanto os doadores, que farão o procedimento de retirada do rim no próprio hospital.

A equipe de Transplante Renal do HUC, que é coordenada por Luciana Percegona, Alexandre T. Bignelli e Silvia Regina Hokazono, conta com uma estrutura completa que dá suporte aos pacientes antes, durante e após o transplante.

O trabalho é conjunto, multidisciplinar e envolve diretamente os serviços de Nefrologia e Urologia. Os pacientes contam com atendimento específico no Ambulatório de Transplante Renal e com um serviço de diálise bem estruturado, com 20 máquinas. Além disso, o HUC é um centro de formação de médicos especialistas e desenvolve diversas pesquisas na área de nefrologia.