Mostra fotográfica expõe projeto da Penitenciária Estadual de Londrina

A exposição fotográfica "Criando a Liberdade: aquele que diz sim, aquele que diz não", do grupo de teatro "Criando a Liberdade", está sendo apresentada no saguão da Prefeitura de Londrina. No total, são 14 fotografias que retratam a experiência do teatro com os detentos da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) e do Centro de Detenção e Ressocialização de Londrina (CDRL). 
       
A organização da mostra é da fotógrafa Ana Paula Berehulka. Além de retratar o processo de trabalho do grupo e as apresentações, a exposição que remete à liberdade de escolha está em processo de construção com algumas fotos inéditas. O circuito de exposição começou na Biblioteca Municipal, no início do mês de maio, e vai até o fim do ano em outros lugares da cidade de Londrina.

Segundo a fotógrafa, a primeira exposição de fotos do projeto, na Biblioteca Municipal, deu bons resultados. Ela afirmou que houve grande presença da população e que o trabalho repercutiu. "Muita gente não conhecia e passou a conhecer. Às vezes, as pessoas se surpreendiam por verem um trabalho tão bonito que é realizado com detentos. As pessoas realmente se surpreenderam com o projeto", analisou Ana Paula. Além das fotos, frases dos próprios participantes serão colocadas na exposição, retratando a visão deles em relação ao projeto.

Conforme ela, o maior objetivo do "Criando a Liberdade" é mostrar que é possível promover cultura em todos os lugares, mas isso, conforme Ana Paula, causa certo espanto. "As pessoas têm uma visão do sistema prisional apenas pelo que vêem na televisão, mas não vêem que lá dentro há pessoas que necessitam também de cultura e querem liberdade. É um espaço que a gente vai conquistando aos poucos para que as pessoas possam conhecer o outro lado da história", comentou.

Após a prefeitura, vários outros locais da cidade vão receber a exposição. Entre os dias 9 e 14 de junho, as fotos vão ficar na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também em junho, entre os dias 20 e 30, as fotos serão expostas no Departamento de Artes da UEL; e depois na Casa de Chá Jasmin, entre os dias 21 de julho e 4 de agosto. A última exposição agendada será na Livraria Porto, do Shopping Catuaí, entre os dias 14 e 27 de outubro.

O projeto "Criando a Liberdade" é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria de Cultura e, em 2006, foi selecionado como uma das 38 melhores iniciativas culturais do país pelo Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O trabalho teve início em 2004, na PEL, mas funciona desde o ano passado no CDRL, em razão da transferência dos detentos para o novo local.

Voltar ao topo