Trem

Moradores estão irritados com linha férrea

O cruzamento da linha férrea das Travessas Eli Volpato e Hamilton Pinto Alves, no Bairro Novo A, Sítio Cercado, está trazendo danos aos moradores locais. Entre as principais reclamações da população estão a falta de sinalização, asfalto e ainda a quantidade e o alto volume das buzinas dos trens. Mesmo com esses problemas, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) não registrou nenhum acidente de 2010 até este ano. Segundo a América Latina Logística (ALL), que com a prefeitura de Curitiba administra as linhas férreas, 25 trens com 70 a 80 vagões circulam no trecho por dia. Por lá é transportada a produção do norte e Campos Gerais para o Porto de Paranaguá e Rio Grande do Sul.

“A falta de sinalização é absurda. É um trecho que precisa ser sinalizado com luz, placa e cancelas. O perigo é enorme para todos, principalmente crianças do bairro”, disse o morador José Aroldo de Melo, de 42 anos. “Não tem quem não acorde com o barulho das buzinas. Uma ou duas vezes estava bom, mas já buzinaram mais de sete vezes. Isso acontece durante todo o dia”, reclamou o aposentado Antonio Frederico Alves, 62.

Segurança

A ALL informou que a buzina é procedimento internacional de segurança usado em ferrovias do mundo inteiro. O sinal deve ser acionado 200 metros antes do cruzamento e permanecer até a passagem do trem. A portadora de necessidades especiais, Cleusa Aparecida de Lemos, 44, reclama da falta de asfalto no local, que dificulta a sua locomoção no bairro, principalmente em dias de chuva. “Quando chove as ruas ficam com muito barro. Dependo da cadeira de rodas para me locomover e isso dificulta muito a minha vida”, lamentou.

Nenhum pedido

Segundo a ALL, a prefeitura terá que pedir à empresa a construção da passagem de nível com sinalização adequada. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que nenhum pedido oficial por parte da comunidade foi feito, mas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) serão enviadas ao local para verificar a necessidade de sinalização.

Existem recursos aprovados no orçamento da prefeitura de Curitiba para pavimentação, ainda neste ano, no trecho de 7,5 km do Bairro Novo A, inclusive nas travessas Eli Volpato e Hamilton Pinto Alves. Porém, não há data definida para o início das obras.