Educação

Ministério Público pressiona Seed-PR para manter disciplina de Artes

sala de aula no Paraná
Aula em escola da rede estadual do Paraná. Foto: Divulgação/Seed-PR

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba, ajuizou uma ação civil pública para que o Governo do Paraná garanta a oferta da disciplina de Artes a todos os alunos de 8º a 9º anos da rede pública estadual de ensino.

Pais e alunos protestaram em janeiro deste ano contra mudanças feitas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) na matriz curricular dos últimos dois anos do ensino estadual. A bronca é contra a troca das aulas de Artes pela disciplina de Pensamento Computacional em parte das escolas do Paraná.

LEIA TAMBÉM:

>> Caso Campestrini tem reviravolta: amigo de ex-marido diz que agiu sozinho

>> Os 10 carros usados mais vendidos de 2022 no Paraná

A alteração foi anunciada pela Seed-PR no final do ano passado e foi feita, de acordo com a Promotoria de Justiça, de forma unilateral, sem tempo hábil para que as escolas realizassem a reformulação das matrizes curriculares e sem a devida articulação e participação da comunidade escolar – profissionais de educação, alunos e familiares –, sendo esta a parte mais interessada e diretamente afetada pelo ajuste.

Como não houve, por parte do Estado, resposta objetiva e satisfatória às recomendações, o Ministério Público recorreu ao Judiciário para garantir ao público infantojuvenil a integralidade do direito à educação.

Prejuízo aos alunos

Na ação civil, a Promotoria de Justiça destaca que, segundo informações prestadas pelo próprio Poder Executivo, “ao menos 6% do alunado da Rede Pública de Ensino está com seu direito à educação violado, sem a oferta do componente curricular de arte, recebendo, não bastasse, tratamento desigual em relação ao restante dos alunos da rede pública e mesmo da rede privada”.

Ao defender a manutenção da disciplina a todo o corpo discente estadual, a Promotoria de Justiça pondera que “o ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, é componente curricular obrigatório da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos, sendo, ainda, que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituem a disciplina”.

A ação tramita na Vara da Infância e da Juventude e Adoção do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.