Mallet festeja centenário de igreja

A comunidade ucraniana comemora amanhã e domingo o centenário da igreja mais antiga dos colonizadores dessa etnia no Brasil, a Igreja de São Miguel Arcanjo, no distrito de Dorizon, em Mallet (PR). A festa será realizada pela comunidade da Serra do Tigre, em Dorizon, com missa celebrada pelo bispo ucraniano dom Efraim Basílio Krevey. Os visitantes poderão apreciar o monumento histórico da imigração e pratos típicos, como o pierogi e o rolopti.

A Igreja de São Miguel Arcanjo foi construída por imigrantes ucranianos, por volta de 1899 e concluída em 1903. Preserva as características originais, toda em madeira serrada e beneficiada manualmente, coberta por telhas de madeira, e representa um dos maiores referenciais da colonização do Paraná.

Em seu interior, existem imagens de São Nicolau, Nossa Senhora, São José e outros símbolos religiosos; no altar está a imagem de São Miguel Arcanjo. A iluminação interior dá-se por lustres com velas de cera, mantendo toda sua originalidade. Os tecidos que cobrem o altar e as mesas possuem bordados com desenhos em estilo ucraniano. A construção possui paredes triplas com pouco uso de pregos, em estilo/arquitetura ucraniano-católica. A igreja possui uma réplica no Memorial da Imigração Ucraniana, no Parque Tingüi, em Curitiba.

Os habitantes em sua maioria são descendentes de ucranianos e poloneses, que procuram até os dias atuais preservar a tradição e os costumes. As missas ainda são realizadas no rito ucraniano-católico.

Mallet

Localizado no Centro-Sul do Estado, o município de Mallet é formado por descendentes de ucranianos e poloneses que mantêm viva a tradição herdada dos pais e avós que vieram da Europa. Foi emancipado em 1912 e hoje é constituído por cerca de 13 mil habitantes, que sobrevivem do comércio, indústria, fruticultura, agricultura, pecuária e do turismo rural.

O pequeno município é considerado como um grande potencial para o turismo rural. Possui como característica a tranqüilidade das pequenas cidades e as belezas naturais como: cachoeiras, cavernas, rios, montanhas, grutas, quedas d’água. Além disso, os visitantes podem desfrutar de exuberantes construções no estilo europeu, deixado pelos colonizadores, podendo ser vistas em casas, estabelecimentos comerciais, moinhos, escolas, entre outros. Revelando detalhes artesanais nas paredes e acabamentos.

Uma das grandes atrações do local é o lençol freático, que é rico em água mineral sulfurosa, disponível em vários lugares, que traz inúmeros benefícios para a saúde humana, como na regularização do aparelho digestivo, na estética, diurética, entre outros, e os turistas podem desfrutar com facilidade desse recurso natural.

Voltar ao topo