Limpeza no calçadão da XV agrada comerciantes

A limpeza do calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba, realizada na madrugada de ontem pelo projeto Centro Vivo da Associação Comercial do Paraná (ACP), agradou a população e comerciantes da região. Realizada pelo quarto ano consecutivo, a limpeza tem como objetivo deixar o calçadão limpo para as comemorações natalinas.

Todo o trabalho contou com a ajuda de 150 voluntários que trabalharam da 0h até as 5h de ontem, com 150 mil litros de água e mais 11 mil litros de detergente biodegradável. “O trabalho de limpeza foi muito bom. O espírito de voluntariedade dos participantes prevaleceu durante toda a jornada. Isso representa o sentimento cívico da população em ver o calçadão da Rua XV limpo e revitalizado”, diz o coordenador do projeto Centro Vivo da ACP, Edson Ramon.

Para Ângela Maria, que trabalha em uma banca de jornais na Rua XV, a limpeza veio no momento certo. “Sempre que chego de manhã enfrento um cheiro muito ruim. Muitas pessoas e moradores de rua urinam em torno da banca. Hoje (ontem) cheguei e não tinha cheiro algum. Acredito que a limpeza é uma ótima iniciativa”, opina.

A feira de Natal, que acontece na Praça Osório até o próximo dia 23, concentra turistas e curitibanos que aproveitam a passagem pelo local para comprar produtos artesanais. Para a vendedora de produtos natalinos da feira, Floraci Gomes da Rocha, a limpeza ajuda a atrair muitos clientes para a banca. “As vendas aumentam quando as pessoas se sentem confortáveis para comprar”, acredita. Uma das compradoras da feira de Natal, Rafaela Cristine Weingart, também aprova. Ela diz que o ideal é que a limpeza fosse feita mais vezes. “Mas essa iniciativa já é um começo para tornar o calçadão mais limpo”, ressalta.

Além da limpeza do calçadão da Rua XV, o projeto Centro Vivo pretende, para o próximo ano, realizar novas ações no centro da capital. “Pretendemos, junto com a Prefeitura de Curitiba, instalar ciclovias, recuperar prédios antigos e limpar as fachadas baixas de prédios pichados por vândalos”, adianta Ramon.

Também participaram da ação o governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), Johnson Diversey, Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná e as empresas Brasanitas, Cavam, CDN, Ecosystem, Especial Plena, ISS, Higi Serv, Obra Prima, Alternativas e Auxiliar.