Laboratórios particulares já começaram vacinação

Enquanto a campanha de vacinação contra gripe na rede pública está marcada para iniciar no dia 15 do mês que vem, os laboratórios particulares já estão começando a dispor as doses aos pacientes que pretendem antecipar a imunização. Ontem a vacinação começou em um laboratório da cidade e nos demais a previsão é que as doses cheguem a partir da próxima semana.

No Laboratório Frischmann Aisengart a dose da vacina trivalente, que combate a gripe sazonal e a H1N1, custa R$ 65. Estão disponíveis 40 mil doses, quase o dobro do ano passado, quando o mercado ficou desabastecido de vacinas. “É um número razoável se considerada a população, mas acredito que sejam suficientes para o laboratório”, afirma o diretor do laboratório, Milton Zymberg. Ele recomenda que os interessados em investir na imunização façam isso sem demora, para evitar transtornos futuros.

“O ideal é não deixar a vacinação para o inverno ou quando começarem as primeiras notícias ruins. A incubação dura cerca de 15 dias e a imunização vale por oito a 12 meses”, explica. Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, a composição das doses deste ano é diferente e, de acordo com o laboratório, estão adaptadas para todas as faixas etárias, inclusive crianças e idosos.

Pública

Os novos públicos que serão contemplados na próxima campanha nacional de vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, ainda não foram definidos. Isso só será possível pelo aumento no número de doses distribuídas aos estados da região Sul. O Paraná, que em 2012 recebeu 1,9 milhão de vacinas, terá neste ano 2,8 milhão de doses. Os grupos prioritários de crianças até dois anos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos, continuam com a imunização garantida.