Jovens não levam à risca tradição da quaresma

Faltando pouco menos de duas semanas para a Páscoa, o movimento nas principais peixarias ainda não é o esperado pelos comerciantes. Porém, a expectativa é que a procura por peixes cresça nos próximos dias. “O movimento está parado. Na semana que vem a procura será maior, porque os consumidores deixam para comprar na última hora”, disse a proprietária de uma das peixarias do Mercado Municipal, Ana Paula da Silva Alberti. Para a empresária, poucas pessoas guardam o período da Quaresma e deixam de comer carne vermelha. “São as pessoas mais velhas que levam essa tradição à risca. Os mais novos não seguem e guardam apenas a Sexta-feira Santa”, analisa.

Para os consumidores, pesquisar e comprar antecipadamente são a melhor forma de garantir a refeição barata e de qualidade na Páscoa. “Costumo pesquisar bastante antes de comprar e sinto diferença entre uma peixaria e outra. Assim, encontro produtos de qualidade e mais em conta”, comenta a micropigmentadora Esmaile Barbosa.

Outra proprietária de peixaria do Mercado Municipal, Sue Mizuno, conta que o filé de pescada, de merluza e a tainha são os preferidos dos consumidores neste período. A comerciante prevê que os preços não devem subir até a semana que vem.

Dicas

Para garantir produtos de qualidade, o consumidor ficar atento a algumas dicas importantes. Para a compra de peixes, a carne deve ser firme e com cheiro característico. O olho do peixe deverá estar bem brilhante e a guelra apresentar cor mais avermelhada e úmida. Quando vendido em postas, o ideal é que sejam cortadas na hora da compra e, em caso do produto já estar cortado e industrializado, observar a textura firme da carne. O camarão tem que estar firme, com a carapaça presa ao corpo e o odor não pode ser exagerado.

Veja na galeria de fotos os peixes.