Materiais inflamáveis

Incêndio de grandes proporções destrói fábrica de resinas

Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de resinas Yser, no bairro Campo do Meio, em Campo Largo, no início da noite desta quarta-feira. Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar evacuaram cerca de 100 metros ao redor da área, por riscos de explosões. Moradores saíram sem destino com filhos e sacolas de roupas em direção à rodovia que vai para Balsa Nova, onde começava o isolamento feito pela polícia.

Moradores de um sobrado próximo à entrada da fábrica – instalada na Rua Theodoro Kochinski, atrás da igreja do Perpétuo Socorro – contaram que escutaram barulhos, parecidos com explosões, entre 18h30 e 19h. Quando olharam na janela, as labaredas começaram a subir e eles chamaram o Corpo de Bombeiros.

Um gerente do alto escalão da fábrica, que preferiu não ter o nome divulgado, contou que havia funcionários trabalhando no momento e que a brigada de incêndio tentou controlar o fogo, mas como a matéria prima usada na empresa é altamente combustível, o fogo alastrou ligeiro. O local foi evacuado rapidamente e ninguém ficou ferido. Ele não soube dizer quantas pessoas trabalhavam naquele momento, já no turno da noite, e também não soube informar qual foi a origem do incêndio.

O gerente também explicou que a fábrica trabalha com resina extraída do pinus. O material primário é transformado em diversos tipos de produtos, como ceras (depilatória é um exemplo), adesivos, colas quentes e até chicletes, entre diversos outros. Ele revelou que a empresa recentemente fez ampliações e investimentos em novo maquinário.

 No fim da noite, oito viaturas dos Bombeiros, vindas de Araucária, Campo Largo e Curitiba, estavam no local. Foi necessário remanejar equipes, para que a capital não ficasse desguarnecida de bombeiros. O combate às chamas durou 12 horas e consumiu 170 mil litros de água.