Grande negócio

Leilão da Santa Casa de Colombo deve ser muito disputado

Leilão da Santa Casa de Colombo tem diversos interessados. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Leilão da Santa Casa de Colombo tem diversos interessados. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Seis grupos médicos já demonstraram interesse no leilão da Santa Casa de Colombo (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Rosário de Colombo), nas últimas semanas. A informação foi revelada pelo leiloeiro Helcio Kronberg, designado pelo juízo da 1ª Vara Cível de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, para operacionalizar o leilão do hospital, que acumula uma dívida de pouco mais de R$ 6 milhões em débitos trabalhistas, com fornecedores e prestadores de serviços (além dos tributos e encargos que surgiram por conta destas dívidas).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Apesar do interesse, ainda não é possível afirmar que os seis compradores vão disputar o hospital. Isto porque são grupos ou empresas que apenas consultaram o processo e pediram informações ao leiloeiro, para que possam decidir se vão ou não entrar na disputa.

Mesmo assim, Helcio vê com bons olhos as consultas já que quanto maior a concorrência, maior será o valor da venda. E maiores as chances de quitação de todas as dívidas do hospital.

Mais do que isto está a possibilidade do hospital reabrir ao público o mais breve possível, visto que o município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, não tem nenhum hospital de grande porte (com exceção de uma maternidade, específica para este fim) e precisa “exportar” seus pacientes para exames, cirurgias e leitos em outras cidades da grande Curitiba.

Boato

Esta semana surgiram boatos de que apareceu um grupo médico interessado em comprar o hospital antes do leilão. O leiloeiro, que não confirmou a informação, disse que isso evidencia o medo do comprador em relação à disputa.

+ Quadrilha perigosa especializada em roubos de joalherias é caçada em Curitiba e região

Helcio também explicou que a maneira mais transparente de se conduzir o processo é através de leilão, para que não seja dada preferência a ninguém e abra-se a ampla concorrência. Assim, com múltiplos interessados, a Santa Casa será vendida a quem der o maior lance, assegurando assim o pagamento do maior número de credores (pessoas e empresas que tem algo a receber do hospital) e a reabertura ao público, que é o maior interesse da administração municipal.

Edital

O leiloeiro juntou ao processo, na manhã desta quarta-feira (5), uma sugestão de minuta do edital. O documento deverá ser apreciado pelo Ministério Público e pelo interventor/administrador judicial da Santa Casa, para que leiam e se manifestem se desejam mudar ou acrescentar algo. Este é o último passo antes que o processo possa ser homologado.

No atual texto, o edital obriga o comprador a manter a atividade do hospital no local pelo mínimo de 10 anos após a compra (sendo proibida qualquer outra atividade que não seja esta), além de estabelecer prazos para que a Santa Casa reabra e volte a fornecer consultas, atendimento de emergência com ambulância, internamentos (incluindo UTI) e cirurgias ao público (nos respectivos prazos de 30, 60, 90 e 180 dias). Também será obrigado a manter no mínimo 50 leitos para o Sistema Único de Saúde (mesma quantidade de leitos que a Santa Casa tinha quando fechou).

Leilão da Santa Casa de Colombo tem diversos interessados. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Leilão da Santa Casa de Colombo tem diversos interessados. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Ainda conforme o texto provisório, o hospital será obrigado a manter consultas, exames e cirurgias nas seguintes especialidades médicas (no mínimo): pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral , angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumopediatria, proctologia, reumatologia e urologia.

Assim que passar pela apreciação, com concordância de todas as partes, a juíza homologa o edital e ele é divulgado ao público, para que apareçam os interessados. Por enquanto, o leiloeiro sugere como data do leilão o dia 17 de julho. Caso o hospital não seja arrematado em primeira praça, o segundo leilão tem data sugerida para 24 de julho. No entanto, diferente de outros tipos de leilões, em que o valor do lance inicial é reduzido na segunda praça, Helcio diz que o hospital não terá o valor do lance alterado, caso não apareçam interessados na primeira disputa.

Projeto de lei quer acabar com recessos, adiantando todos os feriados pra segunda-feira