Grupo Unidos do Bairro Alto mostra que tem samba no pé

No que depender dos moradores da região, a Associação Cultural e Escola de Samba Unidos do Bairro Alto não sai mais do grupo A do Carnaval de Curitiba. Na avenida desde 1987, o então bloco de rua que se tornou escola de samba subiu ao grupo especial na última folia, para alegria dos cerca de 200 componentes.

Marco Andre Lima
Toninho: escola “assediada”.

Mais de 80% dos integrantes moram no bairro e começam a procurar o presidente da escola, Antônio Guedes de Oliveira, o Toninho, bem antes do fim do ano. Ele conta que antes só participava da folia quem não tinha condição de ir para a praia no feriado. “Agora o pessoal vai pra praia, mas só depois do carnaval”.

Em 2013, a escola irá desfilar com cerca de 350 componentes e cantar sobre o meio ambiente. Mas sem receber doações, a depende dos recursos repassados pela prefeitura para iniciar os preparativos, que só devem sair após as eleições. Enquanto isso, ele diz que outras escolas tentam contratar alguns de seus integrantes, o que, para ele, comprova a teoria de que os moradores do Bairro Alto têm muito samba no pé.