Gripe mata mais três no Paraná, aponta boletim

Casos de gripe diminuíram nas últimas semanas, mas o número de mortes ainda cresce, aponta novo boletim da doença no Paraná, divulgado ontem. Segundo monitoramento da Secretaria da Saúde, mais três mortes foram confirmadas no Estado, o que fez subir para 58 o número total neste ano. Desde o início de julho, é constatada tendência de queda nos casos semana a semana.

Este comportamento da doença é comum por causa da sazonalidade do vírus Influenza, transmissor da gripe. Já as mortes deste ano apresentam em comum a busca tardia dos pacientes por atendimento. As mortes nesta semana foram em Arapongas, Cornélio Procópio e Catanduvas. Um dos pacientes tinha tuberculose, o que contribuiu para o agravamento do quadro clínico.

Das 58 mortes registradas neste ano, 90% estão relacionadas à busca tardia ou não realização do tratamento e 62% dizem respeito a pessoas que tinham doenças crônicas pré-existentes. De janeiro até agora são 1.416 casos de gripe no Paraná. A maioria em Curitiba (154), Londrina (92) e Maringá (73).