Granizo destelha casas em São José dos Pinhais

Quarenta e cinco minutos de chuva forte com granizo foram suficientes para levar ao desespero várias famílias que moram nos jardins Cristal e Marambaia, à margem da BR-277 (fundos do Clube dos Professores), em São José dos Pinhais. Várias casas foram destelhadas e os terrenos alagados.

“Perdi tudo o que tinha dentro de casa. Dá para torcer os colchões, de tão molhados que estão”, contou Lídia Biesque Maier, de 33 anos, chorando com um dos quatro filhos no colo.

O bombeiros foram acionados e ajudaram a cobrir a casa de Lídia com uma lona plástica, assim como socorreram outros moradores que sequer conseguiam sair de casa. Também algumas árvores caíram e um grande eucalipto por pouco não atingiu a casa de madeiro de um chacareiro.

Drama

“Aqui sempre vivemos este drama quando chove”, lamentou José Luiz Alves, 40, morador da Rua Deputado Luiz Gabriel Sampaio. Ele teve o terreno alagado, assim como a dona de casa Célia Regina Moura, 33, que mora na Rua Rosa Pereira da Cunha, ao lado de Lídia.

Os moradores denunciam que várias crianças já pegaram leptospirose ? inclusive um garoto de 13 anos está internado em estado grave no hospital municipal ? em razão da proliferação dos ratos, além de outras doenças. A reclamação maior é a de que não há vazão para a água da chuva que concentra na BR-277 e no Clube do Professor e escoa para as casas situadas nos terrenos dos fundos. “Existem algumas manilhas muito estreitas, que não conseguem fazer o escoamento devido. Em outro locais não há sequer manilhas”, afirmou José Luiz.

Ainda de acordo com os moradores, a Prefeitura de São José dos Pinhais já foi comunicada várias vezes, porém nenhuma atitude foi tomada. eles prometem fazer um protesto em frente a Prefeitura, para ver se as autoridades tomam alguma providência.

Voltar ao topo