Menos impostos

Governo do Paraná promete revisão em tributos que encarecem remédios

Entidades brigam por menor tributação e remédios mais baratos. Foto: Pixabay

O impacto do sistema de tributação atual do Paraná sobre os preços de medicamentos levou representantes de diferentes segmentos do setor farmacêutico – incluindo indústria, atacado, varejo e o Conselho de Farmácia – para uma audiência no Palácio Iguaçu, na última sexta-feira (23), com o governador Ratinho Jr., e o vice-governador, Darci Piana, para pedir mudanças no sistema de tributação de medicamentos paranaense.

O modelo atual de tributação sobre medicamentos no estado impõe o adiantamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é cobrado no início da cadeia de comercialização, e com base no Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecido para cada produto, que é, no caso de medicamento genérico ou similar, o dobro ou triplo do preço que o medicamento é de fato vendido na farmácia.

Essa abordagem fiscal, que utiliza o PMC como referência, é singular no país e resulta em um aumento significativo do valor final dos produtos influenciando todo o sistema de distribuição até chegar ao consumidor final. Por exemplo, a Rosuvastatina, medicamento para controle de colesterol, fica aproximadamente 70% mais cara neste modelo de tributação.

Promessa

Segundo a Administração Tributária do Estado, a gestão atual já estudava há dois anos uma revisão do modelo. Em vista da discussão, o Governador assumiu compromisso de até o dia 15 de abril apresentar uma proposta ao setor privado que satisfaça a todas as frentes.

A comissão que discutiu com os chefes do Executivo uma reforma no sistema, reuniu o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), Márcio Augusto Antoniassi; o presidente da Associação dos Distribuidores de Medicamentos do Paraná (ADIMEPAR), Rodrigo Bevilacqua; o empresário João Adibe Marques, CEO da Cimed, terceira maior farmacêutica do País e sua equipe técnica; o diretor da distribuidora ANB Pharma e do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos (Sincamed-PR), Alexandre Magno Barea; e o coordenador da Comissão Parlamentar do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), Fábio Brito Moreira.

O empresário João Adibe ressaltou a importância de se chegar a um sistema fiscal que possa garantir o acesso da população mais carente aos medicamentos de que necessita e a preço justo. “O valor de arrecadação em excesso é inserido no preço do produto e quem acaba arcando com essa oneração excessiva é o bolso do consumidor, por isso o ajuste no sistema é – antes de tudo – uma questão de Justiça Tributária”, afirmou.

João Adibe observou ainda que o sistema atual de tributação do Paraná já foi substituído em outros estados por cobranças que equilibram arrecadação, custo e preço. Inclusive, o próprio Estado estuda uma adequação há dois anos. Agora, diante do apelo do setor privado, o governador Ratinho Jr. assumiu o compromisso oficial de apresentar uma proposta até o dia 15 de abril.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.