Garota que estudou no Farol do Saber passa na UFPR

Entre os calouros de 2009 do curso de Matemática Industrial da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estará Yasmin Cristina Ribeiro da Silva, 17 anos, que passou no vestibular mais concorrido do Paraná com muita disciplina e perseverança. Yasmin frequentou um curso pré-vestibular gratuito, em uma ong, e completou os estudos no Farol do Saber Aparecido Quinaglia, perto de casa, no Jardim Pinheiros, Santa Felicidade.

Yasmin concluiu o ensino médio em 2008, em escola pública. Ela atribui o sucesso no primeiro vestibular disputado aos estudos no Farol do Saber. Filha de doméstica – as duas moram na casa da patroa -, Yasmin descobriu o Farol ao ler uma reportagem em um caderno para vestibulando, publicado na imprensa local. Daí por diante, a rotina diária da adolescente mudou por completo.

“O Farol do Saber é o meu mundo. Viajo através da leitura. São nos livros que tenho os amigos que preciso em cada personagem e alivio a solidão com as histórias de ficção”, diz Yasmin. “Descobriu essa oportunidade, que me ajudou a entrar na universidade”. Foi no Farol do Saber que Yasmin “pegou gosto” pela leitura. “Nos últimos cinco anos, li cinco livros por mês, além dos jornais, revistas e outros textos sobre os mais diversos assuntos”, diz.

A escolha por matemática industrial se deu por ser um curso de alta empregabilidade, acredita a caloura. “Gosto de desafios numéricos e trabalhos com raciocínio. Optei por este curso pela formação multidisciplinar. Quero estar preparada para atuar nas mais diversas áreas de trabalho”, afirma Yasmin. E foi “devorando” livros no Farol do Saber que Yasmin assegurou cultura suficiente para ser aprovada no vestibular da UFPR.

“O acervo do Farol é enorme, sempre há novidades, e a Prefeitura atualiza os títulos com frequência”, afirma, lembrando que leitura é uma diversão. “Adoro Harry Potter, porque esqueço o mundo real”, acrescenta. Mas nem só de Harry Potter vive Yasmin. Sua paixão pelos livros começou ao ler o poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe. “Também li O Pagador de Promessas e, apesar do final triste, achei a narrativa bastante divertida”, conta a adolescente.

Novo desafio

Para a adolescente o dia é curto, pois não consegue ler tudo o que gostaria. “Entro no ônibus e já procuro um assento. Assim consigo ler durante a viagem”. Apreensiva, diz ter apenas um problema para o início das aulas: “vou ter aulas no Centro Politécnico, no Jardim das Américas. Não conheço nem o bairro nem o local. Sei que é um espaço muito grande, com muitos prédios e centenas de alunos. Vou ter que ir lá antes de março. Preciso me familiarizar com o lugar”.

Yasmin não tem namorado, nunca foi a uma balada e gosta de ficar só. “Pretendo me achar na vida, assim como me achei no Farol do Saber”, diz. Ela afirma que irá aproveitar todas as chances que a vida lhe oferecer. “Até a matemática industrial tem uma função social, por isso serei grata à vida, devolvendo a quem precisa um pouco do que aprendi”.

Para 2010, Yasmin tem planos de tentar um novo vestibular. Desta vez, um curso na área de saúde: medicina ou farmácia. “Não vou deixar de ler nunca. É um vício saudável que está me levando a novos desafios”, diz. “E agradeço a Prefeitura de Curitiba por permitir a alunos carentes, como eu, o acesso a bons livros”.