Demora no atendimento

Funcionária de posto de saúde é agredida em Curitiba

Uma mulher agrediu uma funcionária do Centro Municipal de Urgências Médicas do bairro Sítio Cercado, em Curitiba, na noite desta terça-feira (8). Ela teria reclamado da demora do atendimento. Por volta das 22h, ela puxou os cabelos da recepcionista e quebrou o computador que estava em uma bancada. Os guardas municipais que estavam no local no momento da agressão imobilizaram a mulher e a conduziram para a delegacia.

O coordenador técnico do serviço de urgência e emergência de Curitiba, Luis Girardello, conta que a mulher informou que estava acompanhando um paciente desde o período da tarde. “Ela disse que estava esperando desde às 15 horas, o que não procede. Não havia naquele momento nenhum paciente que chegou antes das 18h03. E não havia nenhum caso grave ou de risco”, explicou.

De acordo com Girardello, havia cerca de 60 pessoas no centro de urgências, mas todas com situações que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde. “A secretaria de saúde não nega atendimento. Nenhum paciente é dispensado. Foi um caso pontual (a agressão). Uma agressão injustificada. Esta mulher já tinha um histórico de agressões na unidade do Sítio Cercado”, comentou.

O coordenador garantiu que, na noite desta terça-feira, o Centro de Urgências Médicas do Sítio Cercado estava com equipe médica completa. Havia, segundo Girardello, uma forte demanda por atendimento. A funcionária agredida não teria sofrido lesões graves, mas ficou com o emocional abalado. Ela está de folga nesta quarta-feira.

A mulher que agrediu a recepcionista foi encaminhada para a delegacia e vai responder por danos ao patrimônio, desacato à autoridade e lesão corporal. Ela já teria sido liberada.