Estudantes fazem ato pela paz, edicação e contra a guerra

A eminência de uma guerra entre os Estados Unidos e o Iraque vem deixando a população mundial estarrecida, com medo do futuro e do espírito hegemônico dos norte-americanos. O mundo se levanta contra as atitudes arbitrárias e ilegais de atacar sem o aval da ONU, contra os motivos exclusivamente econômicos e militarista que desconsideram os princípios da nacionalidade e a autodeterminação de cada nação. Para o presidente da UPE, Madson de Oliveira, ?essa guerra é por petróleo e faz parte de um conjunto de medidas para firmar belicamente o controle norte-americano no mundo, reprimindo quem estiver contra sua política e quem o sanguinário do Bush achar, por livre arbítrio, que deve ser atacado. Não podemos ficar parados achando que o Iraque é longe, pois são pessoas inocentes que morrerão e com estes motivos banais, amanham pode ser qualquer país, inclusive o Brasil? afirma o estudante.

Segundo o Diretor da UPES, Jonivam de Oliveira.., parece piada as informações veiculadas pelo governo americano de que a guerra vai ser rápida, que o preço do petróleo não  vai aumentar e que as bolsas de valores subiram depois que foi decidido atacar o Iraque, ?é uma brincadeira sem graça dizer que vai morrer poucas pessoas em pouco tempo e por isso, podemos ficar tranqüilo que a guerra vai ser rápida. É ser humano sendo morto, já não chega os que morre de fome?, diz indignado o líder estudantil.               

Esta atividade faz parte da jornada de lutas puxada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes (UBES) em todo o país e no Paraná o ato é organizado pela União Paranaense dos Estudantes (UPE), DCE´s e Grêmios Estudantis. Os estudantes reivindicam melhoria na educação e contra a inclusão da educação como prestação de serviços no GATT´s (sigla em inglês) ? Acordos Gerais sobre Tarifas Aduaneiras e o Comércio ? da Organização Mundial do Comércio (OMC) COM O Brasil.

Voltar ao topo