Esperança das solteiras está dentro do bolo de Santo Antônio

Como ontem foi Dia de Santo Antônio, muitas pessoas foram até a Paróquia Bom Jesus para comprar o bolo com imagens do santo. A tradição diz que quem pega o pedaço com o santinho dentro tem seu pedido realizado. Quem queria o doce precisou enfrentar filas. A festa também contou com barracas de comes e bebes, vendas de lírios, missas e bênção.

A vendedora Lúcia Pereira de Souza estava estreando na tradição de comprar o bolo de Santo Antônio. E o pedido para o santo casamenteiro não poderia ser outro: arrumar um namorado. "É a primeira vez que venho. Tomara que eu ache o santo e que ele me dê uma ajuda", comenta Lúcia, que levou os pedaços de bolo para o trabalho. A auxiliar de produção Aparecida de Fátima, apesar de ter nomes de santas, estava procurando o auxílio de Santo Antônio para achar um amor. "Dizem que encontrar a imagem do santo faz com que o pedido seja atendido. Quero ver", afirma. Ela se dispôs a enfrentar uma grande fila, mesmo sob sol forte, para arranjar um namorado.

Muita gente foi procurar o bolo sem a intenção de pedir casamento. A costureira Ana Luíza Mendina foi até a Paróquia Bom Jesus com o objetivo de alcançar uma graça. "Na última vez, achei o santo e recebi uma graça. Voltei para ver se sou novamente atendida", conta. A dona de casa Joaquina Machado de Oliveira diz que é muito devota de Santo Antônio e sempre vai até a igreja no dia dele. "Eu ainda não achei o santinho no bolo e espero que este ano eu encontre. Quero que ele ajude na minha saúde", revela.

Quem estava feliz da vida era a dona de casa Lourdes Talão, que pegou um pedaço premiado. "Sempre venho pegar o bolo no Dia de Santo Antônio. A única vez que fui premiada está sendo agora. Estou procurando saúde e paz. Com certeza ele vai trazer isso para mim", conclui.

Na produção do bolo foram usados 750 kg de farinha de trigo, 150 kg de amido de milho, 28 kg de fermento, 1,3 mil kg de açúcar, 30 caixas com 30 dúzias de ovos, 520 kg de doce de leite, 10 kg de açúcar de confeiteiro e 60 kg de chocolate granulado. Cada pedaço do bolo foi vendido a R$ 2. O dinheiro será revertido nas atividades sociais da paróquia, como cursos de informática, de corte e costura e alfabetização para pessoas carentes.

Voltar ao topo