Escola ganha biblioteca com acervo de 3 mil livros

O prefeito Beto Richa e o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, inauguraram na manhã desta terça-feira (12) a Biblioteca Escolar Professor Dario Vellozo, no CIC. Com acervo de 3 mil livros e computadores conectados à internet, a biblioteca foi construída em parceria da Prefeitura de Curitiba com o Sistema Fiep – Sesi Paraná.

O espaço é uma das 120 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e faz parte do primeiro módulo do projeto Indústria do Conhecimento, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

“Esta biblioteca é uma das tantas parcerias de sucesso feitas pela Prefeitura para melhorar a vida dos cidadãos”, disse o prefeito Beto Richa, que destacou a recuperação do Paço Municipal e do Jardim Botânico, dois espaços públicos revitalizados com recursos da iniciativa privada.

“O Sesi une-se a nós na meta de melhorarmos cada vez mais a qualidade do ensino municipal já considerado o melhor do país. A educação é um fator de inclusão social e isso que teremos neste importante espaço da CIC”, disse Richa.

Diante das pessoas que prestigiaram a festa de inauguração da nova biblioteca, Richa falou sobre os investimentos da Prefeitura, em especial na área da educação, feitos na Regional CIC. Desde 2005, a região ganhou a creche Hugo Peretti, a Escola Municipal Otto Bracarense, quadras cobertas, incluindo a construída na Escola Professor Dario Vellozo.

Com a nova biblioteca instalada no pátio da Escola Municipal Professor Dário Vellozo serão beneficiados os 913 estudantes das turmas de ensino fundamental, os profissionais da escola e toda a comunidade local. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, destacou o trabalho da Prefeitura no incentivo à leitura e formação de leitores.

“A missão do Sistema Fiep é proporcionar educação e inovação. A segunda não existe sem a primeira, razão pela qual resolvemos nos unir ao trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Curitiba”, disse Rocha Loures.

A nova biblioteca é a primeira de 240 que deverão ser construídas pelo Sesi em todo o país. No Paraná serão 50 módulos, implantados até maio do ano que vem. “Está é uma das contribuições do Sesi para proporcionar plataformas de saberes nas comunidades Iniciamos por Curitiba que é a capital com o melhor ensino público do Brasil”, disse Rocha Loures.

Literatura – Por meio da parceria entre Prefeitura e Sesi, mais duas bibliotecas semelhantes serão construídas em Curitiba, nas escolas municipais Álvaro Borges e Moradias do Ribeirão, ambas no CIC. Juntas as bibliotecas atenderão 1.500 estudantes e seus familiares. “É uma parceria que nasce de um ideal comum em relação ao que a literatura pode fazer para melhorar a vida das pessoas”, disse a secretária municipal da Educação. Eleonora Bonato Fruet. “A participação do Sesi fortalece a ação da Prefeitura de Curitiba em implantar bibliotecas em todas as escolas municipais da cidade”.

Antes de 2005, a Rede Municipal de Ensino contava com 45 Faróis do Saber e 23 bibliotecas em escolas. Com a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares, em 2005, o número de unidades dedicadas à leitura e pesquisa passou para 120, com previsão de chegar a 160 até 2012. O acervo da Rede é de 700 mil livros. O investimento da Prefeitura na formação de leitores inclui a formação e a permanência de agentes de leituras capacitados em todas as bibliotecas.

Para o superientendete do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o investimento em literatura é uma das mais importantes políticas públicas na área da educação. “A literatura abre portas para que às pessoas viverem com dignidade”, disse. A implantação do primeiro módulo do projeto Indústria do Conhecimento considerou a localização da Escola Dário Vellozo, numa região da cidade com grande concentração de trabalhadores da indústria.

O Sesi implantou a estrutura da biblioteca, enviou 1.300 livros; 10.000 títulos em mídia eletrônica, periódicos, jornais e computadores com acesso a internet. A Prefeitura completou o acervo de livros, mantém agentes de leitura que orientam e incentivam atividades de leitura e faz a manutenção da biblioteca.

Estiveram presentes à inauguração da biblioteca o deputado estadual, Mauro Morais, os vereadores Dirceu Moreira e Caique Ferrante, familiares do professor Dario Vellozo, além da equipe de funcionários da escola, estudantes e seus familiares. A solenidade foi animada pela Fanfarra da Escola Mansur Guérios.