Diplomas da Vizivali serão reconhecidos

Os cerca de 30 mil professores que fizeram curso superior pela Faculdade Vizinhança Vizivali terão seus diplomas reconhecidos mediante a realização de um curso de complementação pedagógica.

Esse foi o resultado da reunião realizada ontem entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a comissão especial paranaense criada para tratar deste assunto.

Segundo o deputado estadual que integra a comissão, Péricles de Mello (PT), o encontro foi positivo. “Houve uma tomada de posição do ministro. Até agora não tínhamos nada definido de forma clara”, avaliou. Na reunião ficou acertado que será criado um grupo de trabalho encarregado de determinar como será feita a complementação pedagógica dos professores.

Fazem parte desse grupo a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Conselho Estadual de Educação e Secretaria Nacional de Educação a Distância do MEC.

Hoje eles devem marcar a data da primeira reunião para discutir o assunto. São as instituições de ensino superior estaduais que deverão oferecer o de complementação.

Os professores fizeram o curso mas até agora não tinham conseguido validar seus diplomas. O problema ocorreu porque o curso foi enquadrado na modalidade de ensino à distância e só o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o MEC poderiam autorizá-lo. O que não correu pois as aulas começaram com aval apenas do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Uma comissão formada por deputados, CEE, professores, Vizivali, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi formada para tentar encontrar uma solução para este impasse.