Diploma de Mecatrônica garante emprego

Cada vez mais automatizadas, as plantas industriais modernas exigem cada vez mais trabalhadores com conhecimento nas áreas de eletrônica, mecânica e informática. Nesse contexto, os profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação, também conhecida como Mecatrônica, são cada vez mais requisitados pelo mercado, que tem dificuldade para ocupar todas as vagas de emprego abertas na área.

A automação da planta industrial é a principal tarefa do engenheiro mecatrônico. O desafio é criar linhas de produção que dependam o mínimo possível da intervenção humana, funcionando através de máquinas e controladores. Para isso, é necessária visão completa do processo produtivo, o que exige do profissional conhecimento de áreas como mecânica, eletrônica e ciência da computação.

Ou seja, o profissional da Mecatrônica precisa saber como projetar robôs, computadores e programas que tornem mais simples, modernas e integradas as linhas de produção industrial. “Há demanda na indústria automobilística, alimentícia, farmacêutica, automação predial e residencial. Hoje em dia, quase nada fica fora”, diz o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR, Ricardo Alexandre Diogo.

Valorização

A procura do mercado por profissionais da área faz com que um diploma seja a garantia de bom emprego. “No último período, 50% dos alunos já estão empregados. Os outros estão estagiando. É também uma das profissões que tiveram a maior valorização nos últimos anos, com aumentos salariais expressivos”, afirma Diogo. “Nosso objetivo não é acabar com postos de trabalho, mas tirar funcionários de funções insalubres”, conclui.

Voltar ao topo