Novo shopping

Desvio improvisado acaba com ruas de bairro de Curitiba

Moradores reclamam de buracos que estão abertos nas ruas do Bairro Alto, por onde estão passando os veículos desviados da rua Konrad Adenauer. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Moradores reclamam de buracos que estão abertos nas ruas do Bairro Alto, por onde estão passando os veículos desviados da rua Konrad Adenauer. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ruas em péssimo estado de conservação, fluxo intenso de veículos e insegurança nas vias residenciais são reclamações recentes dos moradores do Bairro Alto, em Curitiba. Desde o primeiro semestre de 2018, algumas ruas da região precisaram ser usadas como desvio durante a obra de duplicação da Rua Konrad Adenauer. A mudança faz parte da contrapartida para construção do novo Jockey Plaza Shopping, no Tarumã, mas acabou com as ruas do Bairro Alto e com o sossego dos moradores.

A comerciante aposentada Maria Aparecida, de 63 anos, está entre eles. Há 37 anos na Rua Ada Macaggi, ela nunca viu tantos carros e caminhões pesados trafegando em frente à sua casa. “Esses veículos são obrigados a usar nossa rua, mas o asfalto não é forte o suficiente para um fluxo tão grande porque aqui tem só o antipó”, afirmou.

O problema começou no início deste ano, quando parte da Rua Konrad Adenauer – na altura do Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio – foi interditada para obras, obrigando motoristas que seguiam sentido Centro ou sentido bairro a buscar desvios. A opção foi contornar pelas ruas Percy Feliciano de Castilho, Ada Maccagi e Rua Napoleão Bonaparte, que receberam todo o fluxo de veículos. “Podiam ter usado vias com asfalto melhor, mas escolheram essas, que já eram ruins antes disso acontecer”, reclamou Maria.

De acordo com ela, o alto fluxo de carros, tratores e caminhões começa às 5h e segue durante todo o dia, com picos às 7h30, meio-dia e no fim da tarde. “Isso fez com que buracos enormes se abrissem na rua e gerassem muito pó. Não dá nem para deixarmos as janelas abertas. Não conseguimos manter a casa limpa”, reclamou.

Velocidade

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Além de manterem as casas fechadas, os moradores caminham pelas ruas com medo devido à alta velocidade de alguns veículos que passaram a trafegar na região. “Eu sempre levo minha filha para a creche por esse caminho, mas tenho ficado muito preocupada porque o movimento está bem alto e os carros passam rápido”, disse a professora Cleomara Pereira, de 28 anos.

A preocupação, segundo ela, piorou ainda mais na última semana. “Vieram tampar os buracos com pedras. Só que a rua continua horrível e agora essas pedras podem atingir a gente quando os carros estão correndo”, reclamou Cleomara.

A situação fez com que a família da costureira Maria Madalena Mufatto, de 76 anos, evitasse passar pelo local. “Eu moro na Rua Napoleão Bonaparte e meu marido sempre passava por esse desvio. Só que decidimos fazer um caminho mais longo por ser mais seguro”, comentou a aposentada, que já viu diversos acidentes na região. “Nenhum deles foi grave, mas sabemos que pode acontecer algo pior aqui”, alertou.

Manutenção e asfalto novo

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), a manutenção das ruas utilizadas como desvio na região tem sido realizada pela construtora contratada pelo Jockey Plaza Shopping. A duplicação da Rua Konrad Adenauer e conservação das demais vias atingidas pela obra é uma contrapartida para a instalação do empreendimento no local.

A prefeitura informa que já comunicou a empresa a respeito da situação emergencial das ruas e afirmou que os buracos deverão ser fechados até o próximo sábado (1.º). A secretaria também planeja revitalizar completamente o pavimento das ruas Napoleão Bonaparte e Ada Macaggi após o encerramento da duplicação.

A previsão é de que o shopping de 200 mil metros quadrados e 420 lojas seja inaugurado em abril de 2019, data em que a Rua Konrad Adenauer também deve estar pronta.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Acusação contra Cris Brittes é uma ‘aventura jurídica’, diz defesa