Investigação

Deputado Ricardo Arruda (PL) denunciado suspeito de desvio de dinheiro

Ricardo Arruda (PL) denunciado por desvio de dinheiro
Ricardo Arruda (PL), foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MP-PR) por suspeita de associação criminosa, tráfico de influência e peculato (desvio de dinheiro público). Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

O deputado estadual do Paraná, Ricardo Arruda (PL), foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MP-PR) por suspeita de associação criminosa, tráfico de influência e peculato (desvio de dinheiro público). De acordo com a denúncia, Arruda oferecia seu prestígio político para prestar favores a diversas pessoas, intercedendo junto a autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, e cobrava por isso.

Ele e três assessores que trabalhavam em seu gabinete teriam recebido perto de meio milhão de reais, entre os anos de 2016 e 2017. O caso foi noticiado pelo jornal Boa Noite Paraná, da RPC, nesta terça-feira (14). A reportagem teve acesso à íntegra da denúncia que foi formalizada pelo MP-PR em 2020. Até agora, o caso permanecia em segredo de justiça para não atrapalhar as investigações.

A denúncia tramita no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) porque o deputado tem foro privilegiado. Além de Arruda, outras três pessoas que trabalhavam em seu gabinete foram denunciadas pelos mesmos crimes: Débora Moreira Cezar, Fabio Abel Manfrin Nonato e Fernando Aparecido Julião.

A denúncia relata vários casos em que o deputado teria oferecido sua influência política em troca de dinheiro. Entre eles, estaria a intervenção junto ao governo do Estado para que um empresário conseguisse receber valores pendentes em contratos de prestação de serviço. Neste caso, o deputado teria recebido R$ 100 mil. A denúncia não revela se o empresário conseguiu receber.

Numa outra ação, o deputado teria recebido R$ 80 mil para interceder pela reintegração de ex-policiais militares que tinham sido afastados da corporação. Segundo testemunhas ouvidas pelo MP-PR, os policiais foram reintegrados. Além desses há vários outros casos relatados na denúncia.

+Leia mais! Lanches de terminais de Curitiba são um espetáculo! Conheça duas iguarias: pastel e crepes!

E aí, deputado Ricardo Arruda?

Ouvido pela reportagem da RPC, o deputado negou que tenha responsabilidade nos casos denunciados. Disse que não há provas contra ele. “É uma denúncia infundada, não é uma novidade, é uma coisa antiga que já está aí, não há nada de fato, zero de provas. O problema que eu tenho é uma perseguição que o MP tem comigo”, declarou. Ainda segundo Arruda, a denúncia se baseia em “narrativas desses funcionários que exonerei e processei a todos”.

O deputado está no terceiro mandato. Na última eleição foi o segundo mais votado do PL com 69 mil votos. Ele já fez parte da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa e entre suas bandeiras está o combate à corrupção.

Conforme informou a RPC, a defesa de Fernando Julião disse que ele tinha acabado de ser contratado e não teve envolvimento direto nos crimes investigados. A defesa de Débora de Azevedo disse que a ex-assessora “cumpria com suas obrigações profissionais de forma dedicada e competente, sempre seguindo as orientações e ordens de seu superior hierárquico”. Afirmou, também, que ela não tem “qualquer responsabilidade criminal, uma vez que estava apenas realizando seu trabalho e confiando em seu ex-chefe”. A reportagem não teve retorno da defesa de Fabio Nonato.

O Tribunal de Justiça do Paraná foi procurado pela reportagem, mas informou que não pode se pronunciar sobre casos que estão em julgamento. A Assembleia Legislativa do Paraná disse que não recebeu nada, oficialmente, sobre esse assunto, e que não teve acesso ao teor da investigação.

Em relação ao envolvimento do governo do Estado, a defesa do deputado federal Beto Richa (PSDB), na época governador do Paraná, informou que o governo não exerceu qualquer interferência.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.