Defesa Civil cadastra voluntários para ajudar no Haiti

Interessados em trabalhar como voluntários na ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti podem cadastrar-se no site da Defesa Civil do Paraná a partir desta quinta-feira (14). De acordo com o órgão, o cadastro é preliminar e as pessoas somente serão convocadas caso haja necessidade.

Para se cadastrar, não existe a necessidade específica de alguma formação, mas os candidatos serão selecionados de acordo com as suas habilidades.

Recomendações para o viajante:

A Defesa Civil recomenda às pessoas com viagem programada para a República Dominicana e Haiti, que:

• Atualizem seus os esquemas vacinais contra poliomielite, independentemente da idade (criança ou adulto). Os adultos não vacinados e as pessoas com imunodeficiência de qualquer causa (inclusive portadores assintomáticos de HIV) devem reveber a vacina inativada (Salk).
• Adotem medidas de prevenção contra outras doenças transmitidas por água e alimentos (cólera, febre tifóide, hepatite A).
• Atualizem a vacina contra febre amarela (validade de 10 anos), cujo certificado é exigido no Haiti, e outras doenças imunopreveníveis (como sarampo).
• Utilizem medidas de proteção individual contra a malária (paludismo), doença endêmica no Haiti e em áreas rurais da República Dominicana, contra a qual não existem vacinas disponíveis.
O viajante que chega ao Brasil, proveniente da República Dominicana e do Haití, deve:
• Certificar-se de estar com o esquema vacinal atualizado, contra a poliomielite e outras doenças evitáveis pela vacinação.Caso não esteja, deve ser vacinado o mais rápido possível.
• Em caso de apresentar febre, procurar os Serviços de Saúde para esclarecimento diagnóstico. Nessa situação (febre), a possibilidade de malária, doença para qual existe tratamento específico eficaz, deve ser sempre investigada.