Fim da picada

Curitiba sofre com falta de médicos nas unidades municipais

Mais um dia de caos nas unidades de saúde 24h da prefeitura. Quem procurou ontem os Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) do Pinheirinho, Boqueirão e Sítio Cercado, se deparou com a falta de médicos. Nas unidades do Pinheirinho e Sítio Cercado não havia nenhum médico e os pacientes aconselhados a procurar o posto do Boqueirão. Lá chegando, eram informados que havia apenas um médico atendendo e um pediatra. No final da tarde, a fila na unidade do Boqueirão tinha cerca de 50 pessoas. Muitas esperavam desde a manhã. “Disseram que só tem um médico para atender esse povo todo”, reclama a dona de casa Luiza Eneida Gusso que esperava com a filha doente na fila há 4 horas.

A falta de médicos também revoltou a auxiliar de produção Terezinha Ferreira que esperava desde o meio-dia com amidalite e a dona de casa Maria Matilde que estava lá desde as 10h, com o olho ferido. Ambas já tinham passado pela Unidade Sítio Cercado.

Reclamações

A equipe do CMUM Boqueirão avisou aos que aguardavam na fila que atenderiam apenas os casos mais graves. Os outros teriam que esperar cerca de 5 horas para conseguir atendimento. “Tem que estar morrendo para ser atendido aqui”, reclamaram vários pacientes. Mesmo assim, o morador de rua Jossimar Aparecido Inácio, que estava lá desde às 8h da manhã, com suspeita de pneumonia, esperava há quase 10 horas na fila quando a reportagem chegou, no meio da tarde.

Prefeitura admite falha

O superintendente do Sistema de Urgências e Emergências de Curitiba, Matheus Chomatas, foi direto: “Nós temos que falar a verdade para a população. Há um problema que é a falta de médicos. Isso se deve ao momento de transição vivido hoje na saúde pública no município.” Ele explica que antes eram os hospitais universitários que cuidavam da questão clínica dos pacientes das unidades. Essa responsabilidade foi transferida para a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes) desde o começo do ano. “Já iniciamos o processo de captação de profissionais através de concurso público. Foram 407 contratados, mas 77 não compareceram. A expectativa é contratarmos mais 100 profissionais ainda neste mês para resolver o problema de uma vez”, justifica.

Segundo o superintendente, as unidades Boa Vista, Campo Comprido, Cajuru e Fazendinha já estão com as equipes completas. Os Centros Municipais de Urgências Médicas mais problemáticos são do Pinheirinho, Boqueirão, Sítio Cercado e Cidade Industrial de Curitiba.

Veja na galeria de fotos os pacientes.