Curitiba: exercícios no Dia do Desafio

Nas praças, nas empresas, nas escolas, dentro de casa. O lugar não importava, pois o que valia mesmo era movimentar o corpo por pelo menos 15 minutos. Assim foi a quarta-feira em Curitiba, quando a população aderiu ao Dia do Desafio. A data foi instituída em 1983, no Canadá, mas somente no final da década de 90 teve a adesão do Brasil. A proposta consiste em realizar alguma atividade física e registrar a participação, pois as cidades do mesmo porte competem para ver quem consegue mobilizar o maior número de pessoas. O Grupo Paulo Pimentel (GPP), também participou da mobilização, com seus funcionários realizando vários exercícios.

Neste ano Curitiba está competindo com a cidade mexicana de Delegación Miguel Hidalgo. A meta do Serviço Social do Comércio (Sesc), que coordena as atividades do Dia do Desafio, era mobilizar mais da metade da população da cidade, e ultrapassar os 46,95% de moradores de Curitiba que aderiram a atividade no ano passado -com essa marca, a capital paranaense venceu a cidade norte-americana de Houston. No Paraná, 132 cidades estão competindo.

O diretor regional do Sesc, Paulo Roberto Cruz, destacou que o desafio consiste em um conceito simples, que é a prática da atividade física para a manutenção da saúde. Porém, ele ressalta que o mais importante é que esse dia marque o início de uma mudança de atitude nas pessoas. ?Que esses 15 minutos de atividades estimulem as pessoas a adotarem o exercício físico como prática periódica, não por questões estéticas?, comentou. O resultado das cidades vencedoras deve ser divulgado hoje.

Em frente ao prédio do Sesc da Esquina, os funcionários fizeram um alongamento para depois participar de uma caminhada até a Praça Ozório. Quem não conseguiu descer, fez os exercícios na sacada do prédio. Na Rua XV de Novembro, um palco foi montado na Boca Maldita e professores de educação física promoveram atividades até o início da noite. Quem passou pelo local aproveitou para se mexer. Foi o caso da estudante Michele Thomaz, que ao ouvir a movimentação, logo se juntou ao grupo. ?Eu já faço academia toda a semana, e resolvi participar para dar o exemplo?, falou.

Voltar ao topo