Curitiba contará com exames sobre distúrbios da tireoide

Neste sábado, das 10h às 22h, a Merck Serono, com o apoio da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), promove no Shopping Mueller, em Curitiba, uma campanha de esclarecimento gratuito à população sobre os principais sinais e sintomas das doenças da tireóide. A
iniciativa faz parte das ações previstas para a Semana Internacional da Tireoide, celebrada de 24 a 30 de maio, com eventos em 65 países.

O evento tem como objetivo esclarecer os principais sintomas desses distúrbios para o público, informando que a glândula tireóide desempenha um papel fundamental na regulagem do metabolismo e funcionamento de praticamente todos os sistemas e órgãos do corpo. Por conta disso, o aumento ou a diminuição de sua atividade pode provocar sérios desequilíbrios no organismo.

O evento também tem como objetivo alertar para o diagnóstico precoce dos chamados distúrbios da tireoide, a fim de evitar complicações que podem chegar até a ataques cardíacos, derrame, abortos e infertilidade.

Durante a ação realizada no Shopping Mueller, haverá a distribuição de materiais informativos, além da realização gratuita do exame de palpação da glândula tireoide, por um médico endocrinologista.

Segundo o presidente da SBEM, Dr. Ricardo Meirelles, o objetivo do evento é conscientizar a população para as doenças tireoidianas, que muitas vezes passam despercebidas, causando problemas de saúde que poderiam ser evitados. Por isso, os esforços para o esclarecimento da população devem ser permanentes.

“O principal aspecto ou dificuldade de tratamento para os pacientes acometidos por doenças da tireoide é a escassez de endrocrinologistas nos serviços primários de atenção à saúde. É preciso que os postos de saúde possam contar com endocrinologistas, para diagnóstico e tratamento das
doenças endócrinas, como os distúrbios da tireoide, diabetes e obesidade, que são muito freqüentes e com grande potencial de complicações”, ressalta ele.

De acordo com a SBEM, o hipotireoidismo atinge 3% da população adulta masculina. Mas, no caso das mulheres com mais de 45 anos, esse índice salta para 15%. O presidente da entidade esclarece que os nódulos tireoideanos, por exemplo, ocasionalmente são tumores malignos que, se extirpados
precocemente, são curáveis.

Já o hipotireoidismo causa uma série de sintomas que prejudicam a qualidade de vida e que podem ser completamente eliminados pelo uso do hormônio tireoidiano, disponível sob a forma de comprimidos, de fácil utilização. Outra doença muito importante é o hipertireoidismo, que se caracteriza pela produção excessiva de hormônio tireoidiano, causando nervosismo, tremores,
sensação de calor excessivo e taquicardia. Se não for tratado corretamente, pode acarretar graves problemas cardiovasculares.

Além de Curitiba, as ações de esclarecimento sobre as doenças da tireoide estão sendo realizadas nas cidades de Campinas e Salvador.

A tireoide

A tireóide é uma glândula, com formato de borboleta, localizada na base da garganta. Desempenha um papel fundamental na regulagem do metabolismo e funcionamento de praticamente todos os sistemas e órgãos do corpo. Produz dois hormônios, tiroxina e tri-iodotironina que, juntos, controlam a velocidade com que o organismo gasta energia e a velocidade com que acontecem as reações do organismo. Dessa forma, é essencial que a tireóide esteja funcionando adequadamente, pois o aumento ou diminuição na quantidade de hormônio tireoidiano causará desequilíbrio do funcionamento do organismo.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e são comuns a outras doenças, dificultando o diagnóstico correto. Sem o tratamento adequado, as doenças da tireoide podem levar a complicações como ataques cardíacos, derrame, infertilidade e até aborto.