Crônicas de “Breviário” agora reunidas em livro

Advogados, magistrados, juristas e estudantes de Direito ganharam ontem mais uma opção de leitura. Foi lançado em Curitiba, no Instituto dos Advogados do Brasil, o livro Breviário Forense – Crônicas da experiência de um advogado. A obra, de autoria do jurista e professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) René Ariel Dotti, é uma seleção das crônicas escritas por ele e publicadas semanalmente na coluna Breviário Forense, no suplemento Direito e Justiça, de O Estado. Dotti começou a fazer a coluna em setembro de 2000.

René Ariel Dotti é membro da Academia Paranaense de Letras, do Conselho Diretor da Associação Internacional de Direito Penal e da Sociedade Mexicana de Criminologia. Escrevendo livros desde a década de 70, autor de mais de quinze obras, ele revelou que seu próximo livro deve ter o Direito Penal como tema principal. Sobre Breviário Forense-Crônicas da Experiência de uma advogado, Dotti confessou ficar emocionado com o lançamento da obra. “Cada livro é uma doação que a gente faz, na esperança de alcançar um número cada vez maior de pessoas que possam conviver com emoções daquilo que a obra reproduz”, afirmou o jurista.

Dotti destacou que o livro tem citações interessantes para todas as personagens do Direito. Para os estudantes, a obra reserva crônicas como Amor pela beca, Formei-me em Direito. E agora? e Estagiário: profissão esperança. Para os advogados, as principais crônicas são: A boa demanda e o mau acordo, Cautelas da petição inicial e Recebendo a decisão. Já para os magistrados, as crônicas de maior destaque são: Julgando em audiência, Ouvindo as testemunhas, Interrogatório e Ministério Público.

Voltar ao topo