Conselho Universitário aprova adesão da UFPR ao projeto Reuni

O reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior anunciou na tarde desta terça-feira, dia 30, a adesão da Universidade Federal do Paraná ao Reuni. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário que votou ainda pela não realização de plebiscito sobre o Reuni.

Moreira anunciou as decisões em coletiva à imprensa, uma vez que a reunião do Conselho foi fechada. Ele disse que 46 conselheiros titulares compareceram, um quorum alto, uma vez que somam 51 os membros titulares. O reitor comparou o quorum com a assembléia dos professores que decidiu-se contrária à adesão, quando apenas 32 professores compareceram, votando 18 contra e 14 a favor.  Na reunião do COUN, quanto ao plebiscito, 32 conselheiros votaram contra e 14 a favor enquanto que, para a adesão ao REUNI, foram 26 votos a favor e 17 contrários. ?Foram duas horas e meia de reunião, com 27 conselheiros inscritos, numa ampla discussão?, informou Moreira.

Ele comentou que a decisão já foi informada ao ministro Fernando Haddad, que garantiu a inclusão da universidade na primeira fase de adesões, o que  trará recursos adicionais para a UFPR já no primeiro semestre de 2008. O Projeto de Reestruturação e Expansão da UFPR inclui metas de crescimento tanto na graduação quanto na pós-graduação, a serem atingidas num prazo de cinco anos. Pelo proposto, a universidade receberá 59,1 milhões de investimentos para edificações, infra-estrutura e equipamentos; 189,7 milhões em orçamento de custeio para bolsas de estudantes, contratação de professores, técnicos administrativos e custeio básico; e 248,5 milhões de recursos totais para a UFPR de 2008 a 2012.

Na coletiva, os jornalistas receberam cópias do projeto que poderá sofrer ajustes e adequações como a inclusão o Setor de Educação, que ainda não havia apresentado sua proposta e terá esta semana para fazê-lo. Independente das possíveis mudanças em razão dos ajustes, o reitor adiantou que será possível criar 1.508 novas vagas nos cursos de graduação, que deverão gerar 6.921 novas matrículas projetadas, preferencialmente noturnas, nos próximos cinco anos. Na pós-graduação, o aumento projetado é de 1.512 vagas para o mesmo período. Somem-se ainda 21 novos cursos de graduação; 19 graduações com as vagas aumentadas e 24 novos cursos de pós-graduação e a UFPR pós-REUNI terá aproximadamente 235 novos docentes em regime de Dedicação Exclusiva; 396 novos técnicos administrativos; 50.000 metros quadrados de novas construções e outros 41.000 metros quadrados de áreas reformadas.

Comissões e Ocupação

O COUN definiu também que uma comissão acompanhará e fiscalizará todo o processo de implantação do REUNI na UFPR. Os membros serão definidos na próxima reunião do Conselho.  Outra comissão – esta para negociar com os estudantes que ocupam há 14 dias o prédio da Reitoria – foi definida na reunião. É uma comissão paritária, formada por dois professores, dois técnicos administrativos, dois estudantes e dois membros da comunidade externa.

Voltar ao topo