Ainda Vale a pena!

Concurso é o passaporte para o sucesso em uma carreira estável

Estudando sozinho, tendo como apoio apenas as apostilas de um curso preparatório e a participação em um aulão um dia antes da prova, o técnico em informática Anderson Torres dos Santos, 34 anos, conseguiu um feito que é o desejo de muitos brasileiros que buscam estabilidade e uma nova oportunidade profissional: em 2015, ele foi aprovado em um concurso público.

“Tinha parado de estudar há um bom tempo e estava desempregado. Assim, decidi comprar as apostilas e estudar para os concursos. Minha rotina incluía cerca de três horas de estudo por dia. Fiz isto por mais de três meses e consegui ser aprovado no concurso para a Guarda Municipal de Curitiba. Ainda aguardo ser chamado e continuo de olho nos editais, para, quem sabe, fazer mais provas, desta vez, para as vagas de nível superior”, conta.

A agente administrativa Camila Lopes Nunes, 23, é outra “concurseira” bem sucedida. “Fiz meu primeiro concurso em 2011 e em 2015 voltei a estudar para as provas. Fui aprovada e chamada para trabalhar na prefeitura de Matinhos, onde estou hoje. Recentemente, passei em outro concurso, para a vaga de auxiliar de biblioteca na Universidade Federal do Paraná, mas, para esta, ainda espero ser convocada. Acredito que meu desempenho é fruto da minha dedicação e persistência, todos os dias são duas horas de estudos na hora do almoço e mais quatro à noite. Nunca desisto dos meus objetivos”.

Assim como eles, muitas pessoas enxergam nos concursos públicos uma maneira de sair do desemprego, de adquirir estabilidade financeira e de alcançar o sucesso profissional. No entanto, a crise financeira que afeta o governo nas esferas municipais, estaduais e federal preocupa os candidatos. Com um corte de R$ 23,4 bilhões no orçamento, o Ministério do Planejamento suspendeu os concursos previstos para 2016, que totalizavam 40,3 mil vagas. Só foram mantidos os certames homologados até setembro do ano passado.

Ano terá boas oportunidades

Apesar de o setor público estar passando por uma fase de ajustes e de contenção de despesas, muitos concursos ainda devem ser realizados este ano. No total, cerca de 95 mil vagas devem ser ofertadas nas provas que serão realizadas por órgãos federais, estaduais e municipais (veja mais informações no quadro abaixo).

Para o professor de Direito Constitucional da Aprova Concursos, Akihito Allan Hirata, participar de um concurso ainda é um bom negócio. “Diminuíram as vagas por conta da crise que atinge os governos, mas as oportunidades ainda existem. Além dos ótimos salários, os concursos para o ingresso no serviço público ainda atraem os candidatos por conta da estabilidade profissional e da melhoria na qualidade de vida, entre outros benefícios. Mas é muita gente buscando a mesma vaga, por isso, só os mais preparados são aprovados”, aponta.

Desta forma, justamente porque as oportunidades valem muito a pena, a procura é cada vez maior e isso exige mais empenho e dedicação dos candidatos. “Concursos públicos são muito mais concorridos do que os vestibulares. Em algumas disputas, a concorrência pode passar de 500 a 1000 candidatos por vaga”, destaca.

Preparação

Para os que desejam ver seus nomes na lista de aprovados, a recomendação do professor é manter a concentração e uma rotina de estudos. “Ter uma boa base em português e matemática já ajuda muito. Mas a maioria das matérias são inéditas para os alunos. Assim, é preciso se dedicar e estudar, buscando orientação para a preparação adequada, com a ajuda de bons professores, aulas e apostilas. Também é importante estudar nos momentos disponíveis, mas fazendo isto com qualidade, sem se preocupar com o número de horas de estudo”, indica Hirata