Cohab reloca famílias do bolsão da Vila Audi

Já teve início o processo de relocação de 333 famílias, num total de cerca de 1.330 pessoas, que vivem na Vila Yasmim, no bolsão da Vila Audi/União, localizado na divisa entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Nesta semana, integrantes da Cohab realizaram reuniões com as famílias e, a partir da próxima segunda-feira, devem iniciar a distribuição de 304 lotes no Jardim Iraí, localizado nas proximidades da Vila Audi, e transferidos para a Cohab pelo empresário Élcio Winter, que participa de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a iniciativa privada para buscar soluções para o problema de moradia.

Nos próximos dias 23 e 24, a Cohab deve solicitar ligações de água e luz para os lotes. A expectativa é que parte das 333 famílias comece a habitar o Jardim Iraí já no dia 27.

A maioria das pessoas relocadas vive há dois anos na Vila Yasmim, que é uma ocupação irregular localizada junto à área de preservação ambiental (APA) do Rio Iguaçu. Segundo a presidente da Cohab, Tereza Oliveira, a maioria das residências foi construída de forma irregular em lugares sujeitos a inundações, precisando ser retiradas o mais rápido possível. Em casos de chuva forte os moradores podem perder tudo o que possuem ou mesmo correr risco de morte. “As pessoas que hoje estão na Vila Audi vivem em situação de risco. Elas serão relocadas para um local onde terão condições mais dignas de sobrevivência”, esclarece a presidente.

Ainda este ano, outras quinhentas famílias que vivem na Vila Audi devem ser relocadas para um loteamento localizado no bairro do Sítio Cercado, na zona sul da capital. A expectativa é de que o processo de relocação tenha início ainda neste primeiro semestre.

Voltar ao topo